Dissertação
Ensino de História e narrativa de alunos: um estudo sobre consciência histórica no colégio estadual Adolfo Bezerra de Menezes em Araguaína-TO
Registro en:
SILVA, Iltami Rodrigues da. Ensino de História e narrativa de alunos: um estudo sobre consciência histórica no colégio estadual Adolfo Bezerra de Menezes em Araguaína-TO. 2018.157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018.
Autor
Silva, Iltami Rodrigues da
Institución
Resumen
La presente investigación objetivó estudiar la conciencia histórica de estudiantes de
la enseñanza media del Colegio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes (CEABM), en
Araguaína-TO. El concepto de conciencia histórica utilizado se refiere en el
entendimiento de Jörn Rüsen (2001,2007,2011). Metodológicamente nos valemos
de la estrategia de la investigación-acción según la visión de Michel Thiollent (2007).
Siguiendo los presupuestos del aula-taller, de Isabel Barca (2004),
instrumentalizamos a estudiantes de la 2ª serie de la Enseñanza Media a producir
narraciones históricas relacionadas a los barrios donde viven. Además de las
narrativas, aplicamos un cuestionario para la obtención de datos sobre las
condiciones sociales de los alumnos y de sus familias y acceder a las ideas previas
de ellos acerca de los barrios donde viven, de la escuela que estudian y cómo ven el
conocimiento histórico. Para el tratamiento de las narrativas, hicimos uso del cuadro
de generación de sentido histórico propuesto por Rüsen (2001-2007), tipificado en la
forma de conciencia histórica tradicional, ejemplar, crítica y genética. Utilizamos
también la indicación de este autor en cuanto a las operaciones que forman la
competencia narrativa de la conciencia histórica. El estudio fue conducido mediante
diálogo con autores que discuten la enseñanza de historia en Brasil, a ejemplo de
Fonseca (2006,2010), Schmidt (2012), Monteiro (2007), y otros que se preocupan en
debatir la relación entre enseñanza de la historia , conciencia histórica y la didáctica
de la historia, caso de Rüsen (2011) y Cerri (2011a, 2011b). En el uso de estos
aportes teóricos y metodológicos, los resultados mostraron que la producción de
narrativas por estudiantes de enseñanza media, relativa a sus espacios de vivencia,
permiten medir el nivel de su competencia narrativa e identificar carencias de
orientación temporal. Las carencias de orientación, distintas según los sujetos y los
lugares, abren potencialidades en cuanto a la definición de acciones de intervención
docente con vistas a una enseñanza de historia que pretenda influir sobre la
conciencia histórica de los alumnos. A presente pesquisa objetivou estudar a consciência histórica de estudantes do
ensino médio do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes (CEABM), em
Araguaína-TO. O conceito de consciência histórica utilizado referencia-se no
entendimento de Jörn Rüsen (2001,2007,2011). Metodologicamente nos valemos da
estratégia da pesquisa-ação segundo a visão de Michel Thiollent (2007). Seguindo
os pressupostos da aula-oficina, de Isabel Barca (2004), instrumentalizamos
estudantes da 2ª série do Ensino Médio a produzirem narrativas históricas
relacionadas aos bairros onde vivem. Além das narrativas, aplicamos um
questionário para a obtenção de dados sobre as condições sociais dos alunos e de
suas famílias e acessar as ideias prévias deles a respeito dos bairros onde moram,
da escola que estudam e como vêem o conhecimento histórico. Para o tratamento
das narrativas, fizemos uso do quadro de geração de sentido histórico proposto por
Rüsen (2001,2007), tipificado na forma de consciência histórica tradicional,
exemplar, crítica e genética. Utilizamos também a indicação deste autor quanto às
operações que formam a competência narrativa da consciência histórica. O estudo
foi conduzido mediante diálogo com autores que discutem o ensino de história no
Brasil, a exemplo de Fonseca (2006,2010), Schmidt (2012), Monteiro (2007), e
outros que se preocupam em debater a relação entre ensino de história, consciência
histórica e a didática da história, caso de Rüsen (2011) e Cerri (2011a,2011b). Sob
uso desses aportes teóricos e metodológicos, os resultados mostraram que a
produção de narrativas por estudantes de ensino médio, relativa aos seus espaços
de vivência, permitem mensurar o nível de sua competência narrativa e identificar
carências de orientação temporal. As carências de orientação, distintas conforme os
sujeitos e os lugares, abrem potencialidades quanto à definição de ações de
intervenção docente com vistas a um ensino de história que tencione influir sobre a
consciência histórica dos alunos.