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“COMO É BONITO VER AS COISAS DO MEU QUILOMBO”: IDENTIDADE TERRITORIAL E O COCO DE RODA NA COMUNIDADE NEGRA DO IPIRANGA, PARAÍBA – BRASIL: HOW BEAUTIFUL IT IS TO SEE THINGS FROM MY QUILOMBO”: TERRITORIAL IDENTITY AND COCO DE RODA IN THE BLACK COMMUNITY OF IPIRANGA, PARAÍBA – BRAZIL
“QUE HERMOSO ES MIRAR LAS COSAS DESDE MI QUILOMBO”: IDENTIDAD TERRITORIAL Y COCO DE RODA DE LA COMUNIDAD NEGRO IPIRANGA, PARAÍBA - BRASIL
Autor
Amanda Christinne Nascimento Marques
Maria Geralda de Almeida
Institución
Resumen
O presente artigo tem como propósito analisar a dinâmica territorial e suas relações com o coco de roda na comunidade negra do Ipiranga, situada no município do Conde, Estado da Paraíba. No coco de roda são reproduzidas e revivenciadas as conjunturas de lutas territoriais, assim como as dimensões cotidianas que marcaram a história dessas comunidades no contexto da escravidão e da permanência tradicional no território do Litoral Sul. Utilizamos a abordagem cultural como procedimento teórico metodológico, ao tempo em que nos aportamos de referenciais bibliográficos e trabalhos de campo. Nos baseamos em autores como Bhabha (2008), Almeida (2008, 2012), Marques (2015) e Barth (2000) quando estudam a identidade territorial e a fronteira social, assim como Pimentel (1978), Ayala (1999) e Sampaio (2001) quando tratam sobre o coco de roda. Consideramos que existe uma multidimensionalidade territorial no Ipiranga. Ela faz-se sedimentada também, por meio do canto e da dança. El artículo tiene como objetivo analizar la dinámica territorial y su relación con el “coco de roda” en la comunidad negro de Ipiranga, en el municipio de Conde, Estado de Paraíba. Las canciones de coco reproducen y revivencian los contextos de las luchas territoriales, y las dimensiones que marcaron la historia de estas comunidades en el contexto de la esclavitud y la estancia tradicional en el territorio de la costa sur. Utilizamos el enfoque cultural como un procedimiento teórico metodológico, al tiempo que invertimos en las referencias bibliográficas y observaciones, encuestas y “entrevistas” en campo. Nos basamos en autores como Bhabha (2008), Almeida (2008, 2012), Marques (2015) y Barth (2000) al estudiar la identidad local y la frontera social y también en Pimentel (1978), Ayala (1999) y Sampaio (2001) cuando se trata de “coco de roda”. Creemos que hay una multidimensionalidad territorial en Ipiranga. Ella está sedimentada por medio del canto y de la danza.