Artigo de Periódico
A telenovela enquanto “folhetim eletrônico” representativo do cotidiano nacional e sua potencialidade comunicativa
Registro en:
1982-5374
10.18542/rmi.v11i16.5393
Autor
RIBEIRO, Rondinele Aparecido
Institución
Resumen
Para Lopes (2010), as mídias fornecem
um grande material para o processo de mediação
social, servindo também como instâncias
privilegiadas para fornecer referências para o
sujeito. Pode-se falar que as mídias, nesse
cenário pós-moderno, agem como um novo
campo de socialização. Um dos gêneros
midiáticos de maior importância para o Brasil é
a telenovela, que se constituiu como um gênero
por excelência devido a sua especificidade de
atingir a todas as classes sociais. A partir dessa
constatação, o presente artigo contempla a
telenovela como um objeto privilegiado acerca da
cultura e da sociedade contemporânea brasileira,
encarando-a como uma forma de transmissão
cultural, que promove amplamente o processo de
criação de identidades. Para tanto, o trabalho
avança também na hipótese de a telenovela
conter propriedades pedagógicas e sustenta a
tese desse produto funcionar como um recurso
comunicativo, tal como defende Lopes (2014). Para Lopes (2010), los medios de
comunicación proporcionan un gran material
para el proceso de la mediación social, sirviendo
también como instancias privilegiadas para
proporcionar referencias para el sujeto. Usted
puede hablar con los medios de comunicación, en
este escenario post-moderna, actuar como un
nuevo campo de socialización. Uno de los
géneros de los medios más importantes para
Brasil es la telenovela, que se constituyó como un
género por excelencia debido a su especificidad
para llegar a todas las clases sociales. A partir de
esta evidencia, este artículo incluye la telenovela
como un objeto privilegiado de la cultura
brasileña y la sociedad contemporánea viéndolo
como una forma de transmisión cultural, que en
gran medida promueve el proceso de creación de
identidad. Por lo tanto, el trabajo también avanza
la hipótesis de la telenovela contienen
propiedades pedagógicas y apoya la opinión de
que la función del producto como recurso
comunicativo, como aboga Lopes (2014).