Dissertação
Metodologia ativa com uso de dispositivos móveis no ensino superior: propostas didáticas para o ensino de língua espanhola
Registro en:
Autor
BARROS, Anne Leticia de Sousa Cipriano
Institución
Resumen
Esta dissertação apresenta o processo de criação, organização e validação do produto
educacional intitulado “Caderno de propostas didáticas: metodologias ativas com uso de
dispositivos móveis no ensino de Espanhol” e está organizada em introdução, cinco
capítulos, conclusão e apêndice com o produto educacional na íntegra. O produto
educacional tem como objetivo apoiar o trabalho didático dos professores do ensino superior,
oferecendo propostas didáticas com uso de metodologia ativa e dispositivos móveis para
ensino de espanhol, buscando estimular o processo criativo do aluno para uma aprendizagem
mais significativa e também do professor no processo de ensino de Língua Espanhola do
Curso de Letras-Espanhol. Para tal, respaldou-se teoricamente nos conceitos de
aprendizagem significativa de Ausubel (2000) e de metodologias ativas de Cortelazzo et.al
(2018); ensino de línguas, de Richards e Rodgers (2001); criatividade, de Alencar (2003) e
Lubart (2007); e tecnologias e dispositivos móveis no ensino, de Chinneray (2006). A
metodologia seguiu uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, com uso de pesquisa
exploratória, bibliográfica, análise documental, observação participante, coleta de
informações, construção das propostas e validação do produto. A validação foi desenvolvida
com um painel de especialistas composto por professores da área e permitiu concluir que o
produto educacional estimula a criatividade, inova no que concerne ao uso de dispositivos
móveis no curso de Letras – Espanhol, foi considerado adequado à realidade do ensino
superior e um material de apoio com potencial e relevância para o trabalho didático dos
professores. Esta disertación presenta el proceso de creación, organización y validación del producto
educativo titulado “Cuaderno de propuestas didácticas: metodologías activas con el uso de
dispositivos móviles en la enseñanza del español” y está organizado en introducción, cinco
capítulos, conclusión y anexo con el producto educativo en su conjunto. El producto educativo
tiene como objetivo apoyar la labor didáctica de los docentes de educación superior, ofreciendo
propuestas didácticas utilizando metodología activa y dispositivos móviles para la enseñanza
del español, buscando estimular el proceso creativo del alumno para un aprendizaje más
significativo y también para el docente en el proceso de Enseñanza de la Lengua Española en
el curso de Letras - Español. Para ello, se apoyó teóricamente en los conceptos de aprendizaje
significativo de Ausubel (2000); en las metodologías activas de Cortelazzo et al (2018);
enseñanza de idiomas, de Richards y Rodgers (2001); creatividad, de Alencar (2003) y Lubart
(2007); y tecnologías y dispositivos móviles en la educación, por Chinneray (2006). La
metodología siguió un enfoque cualitativo de carácter aplicado, utilizando investigación
bibliográfica, exploratoria, análisis de documentos, observación participante, recolección de
información, construcción de propuestas y validación de productos. La validación se desarrolló
con un panel de expertos compuesto por profesores de Español y permitió concluir que el
producto educativo estimula la creatividad, innova con respecto al uso de dispositivos móviles
en el curso de Letras - Español, se consideró adecuado a la realidad de educación superior y un
material de apoyo con potencialidad y relevancia para la labor didáctica del profesorado. UFPA - Universidade Federal do Pará
Materias
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Crônica: parte 6 [Categorias Literárias]
Camargo, Ana Paula Leite de; Santos, Isabel Pereira dos -
Crônica: parte 6 [Categorias Literárias]
Camargo, Ana Paula Leite de; Santos, Isabel Pereira dos -
Contos populares: parte 1 [Categorias Literárias]
Camargo, Ana Paula Leite de; Santos, Isabel Pereira dos