Dissertação
Criança de um planeta chamado Combu: modos de aprender e ensinar arte, vida e amor
Niño de un planeta llamado Combu: formas de aprendizaje y enseñanza de arte, vida y amor
Registro en:
Autor
SILVA, Adriele Cristine Silva da
Institución
Resumen
Esta pesquisa é uma escuta cuidadosa e uma interlocução visual e de palavras
que realizei com um grupo de crianças na Ilha do Combu, no ano de 2015, quando
estava como docente de artes nas três turmas do Anexo Escolar Santo Antônio que fica
localizado no Igarapé Perequitaquara. Ao longo de um ano letivo desenvolvemos diversas
atividades que resultaram na construção de mapas, imagens e textos delas, as crianças,
e de um planeta chamado Combu. A pesquisa se situa no território insular sul, da Ilha
do Combu, no Igarapé Perequitaquara, em Belém. Conectei o conhecimento de autores
como Tetsuro Watsuji (2016), João Dergan (2006), Jocilete Ribeiro (2010) e Arjun Appadurai
(1996) articulando diferentes disciplinas em igualdade com a fala de moradoras e
moradores do Periquitaquara para falar desse território. Na escritura do texto dialoguei
com Ana Mae Barbosa (1998), Jorge Larrosa (2017), Walter Benjamin (2002), Mirian Celeste
Martins (2012) para descrever alguns modos de fazer em artes descrevendo atividades
e minha metodologia em sala de aula. E finalmente encontrei com Ailton Krenak (2015),
Paulo Freire (2003), Rosilene Pereira Holiparkorhó (2013) para ver e ouvir com olhos e
ouvidos atentos quem são as crianças do Igarapé Periquitaquara a partir delas e de suas
produções escritas, visuais, de suas falas, seus corpos e de toda poesia que são. La investigación es una escucha cuidadosa y una interlocución visual y de palabras
que hice con un grupo de niños en la Isla del Combu, en el año 2015, cuando estaba como
docente de artes en las tres clases del Anexo Escolar Santo Antônio que se encuentra
en el Igarapé Perequitaquara . Ao largo de un año escolar desarrollamos diversas
actividades que resultaron en la construcción de mapas, imágenes y textos de ellos, los
niños, y de un planeta llamado Combu. La investigación se sitúa en el territorio insular sur,
de la Isla del Combu, en el Igarapé Perequitaquara, en Belém. Conecté el conocimiento
de autores como Tetsuro Watsuj (2016), João Dergan (2006), Jocilete Ribeiro (2010) y
Arjun Appadurai (1996) articulando diferentes disciplinas en igualdad con el habla de la
poblacíon del Periquitaquara para hablar de ese territorio. En la escritura del texto dialogi
con Ana Mae Barbosa (1998), Jorge Larrosa (2017), Walter Benjamin (2002), Mirian Celeste
Martins (2012) para describir algunos modos de hacer en artes describiendo actividades
y mi metodología en lãs classes. Y finalmente encontré con Ailton Krenak (2015), Paulo
Freire (2003), Rosilene Pereira Holiparkorhó (2013) para ver y oír con ojos y oídos atentos
quienes son los niños del Igarapé Periquitaquara a partir de ellos y de sus producciones
escritas, visuales, sus palabras, sus cuerpos y de toda la poesía que son.