Dissertação
O jogo entre representação realista e o fantástico em contos de Lygia Fagundes Telles
Registro en:
RIBAS. Veridiana Valeska. O jogo entre representação realista e o fantástico em contos de Lygia Fagundes Telles. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
Autor
Ribas, Veridiana Valeska
Institución
Resumen
Este trabajo propone una aproximación a los cuentos de Lygia Fagundes Telles
centrándose en las relaciones problemáticas entre la representación realista y la
presencia de lo fantástico, elementos clave que se articulan dentro de varias de sus
narrativas, a través de un lenguaje ambivalente, en un proceso que incide
directamente en la construcción de la identidad de los personajes. Tomaremos como
referencia la obra Mistérios (1981), antología de cuentos de la escritora paulista. Los
relatos seleccionados para esta colección fueron escritos y publicados en diferentes
momentos de la carrera de Lygia, que, si bien no presenta la narrativa fantástica como
su aspecto principal, tiene esta vena impregnando parte de su obra, que no ha recibido
una atención significativa de la crítica y de la academia, convirtiéndose así en un
apasionante desafío para la investigación. Un desafío mayor cuando vemos la débil
tradición de la narrativa fantástica en la historia de la literatura brasileña. Pretendemos
investigar cómo la construcción de estas narrativas se da a través de un lenguaje
ambiguo, insinuante, que es corresponsable, junto con la intriga, de la instauración de
un clima de suspenso y vacilación entre lo empírico real y la manifestación de lo
fantástico. Y si no todas las historias de esta obra pueden clasificarse estrictamente
como narrativas fantásticas, lo cierto es que todo el mundo está envuelto en un
ambiente de incertidumbre y misterio, lo que justificaría la elección del título y su
encuentro en esta colección de afinidad temática. Como marco teórico básico, nos
apoyaremos principalmente en los estudios de Todorov (1975), Ceserani (2006),
Furtado (1980) y Rodrigues (1988), entre otros, destacando los elementos
constitutivos del llamado género fantástico, de sus relaciones con lo empírico real y
los procesos de construcción de sus efectos en la articulación de la trama y en la
peculiar ambigüedad de su lenguaje. Este trabalho propõe uma abordagem de contos de Lygia Fagundes Telles tendo por
foco as problemáticas relações entre a representação realista e a presença do
fantástico – elementos-chave que se articulam no interior de várias de suas narrativas,
através de uma linguagem ambivalente, num processo que influi diretamente a
construção da identidade das personagens. Tomaremos como referência a obra
Mistérios (1981), uma antologia de contos da escritora paulista. Os contos
selecionados para essa coletânea foram escritos e publicados em momentos diversos
da carreira de Lygia, que, embora não apresente a narrativa fantástica como sua
principal vertente, tem esse veio permeando parte de sua obra, veio que não tem
recebido atenção significativa da crítica e da academia, tornando -se assim um desafio
instigante para a pesquisa. Desafio maior quando se constata a fraca tradição da
narrativa fantástica na história da literatura brasileira. Pretendemos investigar como a
construção dessas narrativas se processa por meio de uma linguagem ambígua,
insinuante, que é corresponsável, junto com a intriga, pela instauração de um clima
de suspense e hesitação entre o real empírico e a manifestação do fantástico. E se
nem todos os contos dessa obra podem ser rigorosamente classificados como
narrativas fantásticas, o fato é que todos se acham envoltos num clima de incerteza e
mistério, o que justificaria a escolha do título e a reunião deles nessa coletânea de
afinidade temática. Como referencial teórico básico, nos apoiaremos principalmente
nos estudos de Todorov (1975), Ceserani (2006), Furtado (1980) e Rodrigues (1988),
entre outros, destacando elementos constitutivos do chamado gênero fantástico, de
suas relações com o real empírico e dos processos de construção de seus efeitos na
articulação do enredo e na ambiguidade peculiar da sua linguagem.