TCCgrad
A carreira do magistério público estadual diante da Emenda Constitucional n. 83/2021 do Estado de Santa Catarina
Fecha
2022-03-18Autor
SILVA, Ana Luiza Lorenzet da
Institución
Resumen
A luta pela valorização dos profissionais do magistério público da educação básica é histórica no Estado de Santa Catarina, e conta, ao longo do tempo, com diálogo e tensão entre a categoria e os governos em exercício. Em 2021, foi promulgada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) a Emenda Constitucional n. 83, a qual estabeleceu uma remuneração mínima garantida aos profissionais do magistério público estadual. Diante da vigência da Emenda Constitucional Federal n. 108, referente às mudanças no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), este trabalho tem por objetivo analisar as efetivas repercussões da EC n. 83/2021 de SC na carreira docente e na qualidade da Educação, além de averiguar quais medidas adicionais poderiam ser tomadas para estender os benefícios da nova remuneração àqueles professores mais adiantados na carreira. A pesquisa é qualitativa e foi realizada através de métodos descritivo, explicativo e comparativo, usando das técnicas de pesquisa referentes à revisão bibliográfica, legislativa, jurisprudencial e de acervo de dados de domínio público on-line. A pesquisa evidencia os efeitos difusos da remuneração mínima implementada em SC e a limitação do alcance da medida em cotejo com o plano de carreira atual da categoria. A medida é caracterizada como caminho jurídico para utilização de recursos constitucionalmente vinculados à Educação sob a vigência das novas normas de financiamento pelo FUNDEB. La lucha por la valorización de los profesionales del magisterio público de la educación básica es histórica en el Estado de Santa Catarina, y cuenta, a lo largo del tiempo, con diálogo y tensión entre la categoría y los gobiernos en ejercicio. En 2021, fue promulgada en la Asamblea Legislativa de Santa Catarina (ALESC) la Enmienda Constitucional n. 83, que estableció una remuneración mínima garantizada a los profesionales del magisterio público estadual. Ante la vigencia de la Enmienda Constitucional Federal n. 108, con respecto a los cambios nel Fondo de Manutención y Desenvolvimiento de la Educación Básica y de Valorización de los Profesionales de la Educación (“FUNDEB”), la exposición tiene por objetivo analizar las efectivas repercusiones de la EC n. 83/2021 de SC en la carrera docente y en la calidad de la Educación, además de averiguar qué medidas adicionales se podrian tomar para extender los beneficios de la nueva remuneración a los profesores más adelantados em la carrera. La pesquisa es calitativa y hecha mediante los métodos descriptivo, explicativo y comparativo, utilizando de técnicas de pesquisa de revisión bibliográfica, legislativa, jurisprudencial y de acervo de datos públicos on-line. La pesquisa evidencia los efectos difusos de la remuneración mínima implementada en SC y la limitación de su alcance en colación con el actual plan de carrera de la categoría. La medida es caracterizada como camino jurídico para la utilización de recursos constitucionalmente vinculados a la Educación bajo la vigencia de las nuevas normas de financiamiento por medio del “FUNDEB”.