dc.contributor | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | |
dc.contributor | Falc?o, Carla Aguiar | |
dc.contributor | Serr?o, Raquel de Ara?jo | |
dc.contributor | Saboia, Andressa Luna | |
dc.creator | Oliveira, Thais Vieira da Silva | |
dc.date | 2021-04-23T21:00:09Z | |
dc.date | 2021-04-23T21:00:09Z | |
dc.date | 2020-12-10 | |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T14:20:36Z | |
dc.date.available | 2023-09-27T14:20:36Z | |
dc.identifier | OLIVEIRA, Thais Vieira da Silva. Leitura do texto liter?rio para terceira idade: propostas did?ticas para aulas de
espanhol como l?nguas estrangeiras do IFRN, 2020. 85 f. Trabalho de Conclus?o de Curso (Licenciatura em Espanhol) - Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. | |
dc.identifier | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2014 | |
dc.identifier.uri | https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/8921223 | |
dc.description | El presente trabajo tiene como objetivo general desarrollar propuestas did?cticas que fomenten
la lectura literaria en las clases de espa?ol como lengua extranjera para la tercera edad, que
puedan ser elaboradas y aplicadas a los estudiantes del Projeto de Extens?o Programa Sa?de e
Cidadania na Melhor Idade ? Centro de Promo??o ? Sa?de do Idoso do IFRN. Contribuyendo
as? a la formaci?n lectora de estos alumnos. Establecimos criterios para la selecci?n de textos
literarios para las aulas y elaboramos las propuestas did?cticas para la clase del referido
proyecto. Nuestro estudio es de car?cter cualitativo, pues proponemos una acci?n basada en
observaciones de un contexto, discusiones y an?lisis. Adem?s, tambi?n es bibliogr?fico, pues
lo desarrollamos a partir de materiales de otros investigadores. Adoptamos el cuestionario como
herramienta de investigaci?n para recopilar datos referentes a los h?bitos de lectura, de los
conocimientos previos de nuestros alumnos sobre la literatura hispana, sobre el perfil de la clase
y de c?mo se hac?a el tratamiento did?ctico del texto literario en las aulas de E/LE. Los sujetos
que participaron en este cuestionario fueron estudiantes del curso de Licenciatura en Letras
Espa?ol, ex-voluntarias del proyecto, que impartieron clases en el grupo destinatario de las
propuestas. A trav?s de sus respuestas, elaboramos las propuestas did?cticas para los estudiantes
de tercera edad, producidas a partir del estudio y de las orientaciones de autores como Silva
(2016), Cosson (2009), Mendonza (1998), Mu?oz (2007), Reyes (2008), Reyz?bal y Tenorio
(2004), entre otros. Al final, logramos parcialmente nuestro objetivo, presentamos las cuatro
propuestas did?cticas para los alumnos de la tercera edad ? producidas con los momentos de
prelectura, lectura y poslectura ? con el objetivo de promover la alfabetizaci?n literaria y el
incentivo a la lectura literaria, dentro y fuera del contexto escolar. Sin embargo, su aplicaci?n
no fue posible debido a la suspensi?n de las actividades presenciales en el Instituto por la
necesidad del distanciamiento social, provocado por la pandemia de Coronavirus (COVID-19). | |
dc.description | O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver propostas did?ticas que incentivem a
leitura liter?ria nas aulas de espanhol como l?ngua estrangeira para a terceira idade, que possam
ser elaboradas e aplicadas para os alunos do Projeto de Extens?o Programa Sa?de e Cidadania
na Melhor Idade ? Centro de Promo??o ? Sa?de do Idoso do IFRN. Dessa forma, contribuindo
para a forma??o leitora desses alunos. Estabelecemos crit?rios para a sele??o dos textos
liter?rios para as aulas e elaboramos as propostas did?ticas para a turma do referido projeto.
Nosso estudo ? de natureza qualitativa, pois propomos uma a??o a partir de observa??es de um
contexto, de discuss?es e an?lises. Al?m disso, tamb?m ? bibliogr?fico, pois o desenvolvemos
com base em materiais de outros pesquisadores. Adotamos o question?rio como instrumento da
pesquisa, para realizar a coleta de dados referentes ao h?bito da leitura, dos conhecimentos
pr?vios dos nossos alunos sobre a literatura hisp?nica, sobre o perfil da turma e de como era
feito o tratamento did?tico do texto liter?rio nas aulas de E/LE. Os sujeitos participantes desse
question?rio foram alunas do curso de Licenciatura em Letras Espanhol, ex-volunt?rias do
projeto, que ministraram aulas na turma alvo das propostas. Por meio de suas respostas
elaboramos as propostas did?ticas para os alunos da terceira idade, produzidas a partir do estudo
e das orienta??es de autores como Silva (2016), Cosson (2009), Mendonza (1998), Mu?oz
(2007), Reyes (2008), Reyz?bal e Tenorio (2004), entre outros. Ao final, atingimos
parcialmente nosso objetivo, apresentamos as quatro propostas did?ticas para os alunos da
terceira idade ? produzidas com os momentos de pr?-leitura, leitura e p?s-leitura ? visando o
fomento do letramento liter?rio e o incentivo ? leitura liter?ria, dentro e fora do contexto escolar.
Entretanto n?o foi poss?vel sua aplica??o devido ? suspens?o das atividades presenciais no
Instituto causado pela necessidade do distanciamento social, decorrente da pandemia do
Coronav?rus (COVID-19). | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia do Rio Grande do Norte | |
dc.publisher | Brasil | |
dc.publisher | Natal - Central | |
dc.publisher | IFRN | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | L?ngua espanhol | |
dc.subject | Texto liter?rio - Leitura - Terceira idade | |
dc.subject | Espanhol como l?ngua estrangeira | |
dc.subject | Lengua espa?ola | |
dc.subject | Texto literario - Lectura - Tercera edad | |
dc.subject | Espa?ol como lengua extranjera | |
dc.title | Leitura do texto liter?rio para a terceira idade: propostas did?ticas para aulas de espanhol como l?ngua estrangeira no IFRN | |
dc.type | Trabalho de Conclus?o de Curso | |