dc.contributorSilva, Girlene Moreira da
dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141
dc.contributorFalc?o, Carla Aguiar
dc.contributorSerr?o, Raquel de Ara?jo
dc.contributorSaboia, Andressa Luna
dc.creatorOliveira, Thais Vieira da Silva
dc.date2021-04-23T21:00:09Z
dc.date2021-04-23T21:00:09Z
dc.date2020-12-10
dc.date.accessioned2023-09-27T14:20:36Z
dc.date.available2023-09-27T14:20:36Z
dc.identifierOLIVEIRA, Thais Vieira da Silva. Leitura do texto liter?rio para terceira idade: propostas did?ticas para aulas de espanhol como l?nguas estrangeiras do IFRN, 2020. 85 f. Trabalho de Conclus?o de Curso (Licenciatura em Espanhol) - Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifierhttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2014
dc.identifier.urihttps://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/8921223
dc.descriptionEl presente trabajo tiene como objetivo general desarrollar propuestas did?cticas que fomenten la lectura literaria en las clases de espa?ol como lengua extranjera para la tercera edad, que puedan ser elaboradas y aplicadas a los estudiantes del Projeto de Extens?o Programa Sa?de e Cidadania na Melhor Idade ? Centro de Promo??o ? Sa?de do Idoso do IFRN. Contribuyendo as? a la formaci?n lectora de estos alumnos. Establecimos criterios para la selecci?n de textos literarios para las aulas y elaboramos las propuestas did?cticas para la clase del referido proyecto. Nuestro estudio es de car?cter cualitativo, pues proponemos una acci?n basada en observaciones de un contexto, discusiones y an?lisis. Adem?s, tambi?n es bibliogr?fico, pues lo desarrollamos a partir de materiales de otros investigadores. Adoptamos el cuestionario como herramienta de investigaci?n para recopilar datos referentes a los h?bitos de lectura, de los conocimientos previos de nuestros alumnos sobre la literatura hispana, sobre el perfil de la clase y de c?mo se hac?a el tratamiento did?ctico del texto literario en las aulas de E/LE. Los sujetos que participaron en este cuestionario fueron estudiantes del curso de Licenciatura en Letras Espa?ol, ex-voluntarias del proyecto, que impartieron clases en el grupo destinatario de las propuestas. A trav?s de sus respuestas, elaboramos las propuestas did?cticas para los estudiantes de tercera edad, producidas a partir del estudio y de las orientaciones de autores como Silva (2016), Cosson (2009), Mendonza (1998), Mu?oz (2007), Reyes (2008), Reyz?bal y Tenorio (2004), entre otros. Al final, logramos parcialmente nuestro objetivo, presentamos las cuatro propuestas did?cticas para los alumnos de la tercera edad ? producidas con los momentos de prelectura, lectura y poslectura ? con el objetivo de promover la alfabetizaci?n literaria y el incentivo a la lectura literaria, dentro y fuera del contexto escolar. Sin embargo, su aplicaci?n no fue posible debido a la suspensi?n de las actividades presenciales en el Instituto por la necesidad del distanciamiento social, provocado por la pandemia de Coronavirus (COVID-19).
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver propostas did?ticas que incentivem a leitura liter?ria nas aulas de espanhol como l?ngua estrangeira para a terceira idade, que possam ser elaboradas e aplicadas para os alunos do Projeto de Extens?o Programa Sa?de e Cidadania na Melhor Idade ? Centro de Promo??o ? Sa?de do Idoso do IFRN. Dessa forma, contribuindo para a forma??o leitora desses alunos. Estabelecemos crit?rios para a sele??o dos textos liter?rios para as aulas e elaboramos as propostas did?ticas para a turma do referido projeto. Nosso estudo ? de natureza qualitativa, pois propomos uma a??o a partir de observa??es de um contexto, de discuss?es e an?lises. Al?m disso, tamb?m ? bibliogr?fico, pois o desenvolvemos com base em materiais de outros pesquisadores. Adotamos o question?rio como instrumento da pesquisa, para realizar a coleta de dados referentes ao h?bito da leitura, dos conhecimentos pr?vios dos nossos alunos sobre a literatura hisp?nica, sobre o perfil da turma e de como era feito o tratamento did?tico do texto liter?rio nas aulas de E/LE. Os sujeitos participantes desse question?rio foram alunas do curso de Licenciatura em Letras Espanhol, ex-volunt?rias do projeto, que ministraram aulas na turma alvo das propostas. Por meio de suas respostas elaboramos as propostas did?ticas para os alunos da terceira idade, produzidas a partir do estudo e das orienta??es de autores como Silva (2016), Cosson (2009), Mendonza (1998), Mu?oz (2007), Reyes (2008), Reyz?bal e Tenorio (2004), entre outros. Ao final, atingimos parcialmente nosso objetivo, apresentamos as quatro propostas did?ticas para os alunos da terceira idade ? produzidas com os momentos de pr?-leitura, leitura e p?s-leitura ? visando o fomento do letramento liter?rio e o incentivo ? leitura liter?ria, dentro e fora do contexto escolar. Entretanto n?o foi poss?vel sua aplica??o devido ? suspens?o das atividades presenciais no Instituto causado pela necessidade do distanciamento social, decorrente da pandemia do Coronav?rus (COVID-19).
dc.languagepor
dc.publisherInstituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.publisherBrasil
dc.publisherNatal - Central
dc.publisherIFRN
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectL?ngua espanhol
dc.subjectTexto liter?rio - Leitura - Terceira idade
dc.subjectEspanhol como l?ngua estrangeira
dc.subjectLengua espa?ola
dc.subjectTexto literario - Lectura - Tercera edad
dc.subjectEspa?ol como lengua extranjera
dc.titleLeitura do texto liter?rio para a terceira idade: propostas did?ticas para aulas de espanhol como l?ngua estrangeira no IFRN
dc.typeTrabalho de Conclus?o de Curso


Este ítem pertenece a la siguiente institución