dc.contributorBredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]
dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.creatorFigueiredo, Flora Sipahi Pires Martins [UNESP]
dc.date2015-10-06T13:03:02Z
dc.date2015-10-06T13:03:02Z
dc.date2015-06-30
dc.date2015
dc.date.accessioned2023-09-12T06:27:40Z
dc.date.available2023-09-12T06:27:40Z
dc.identifierFIGUEIREDO, Flora Sipahi Pires Martins. Atelieristas: da célula atelier ao corpo atelier. 2015. 242 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.
dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/128053
dc.identifier000849661
dc.identifierhttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-09-2015/000849661.pdf
dc.identifier33004013063P4
dc.identifier0970761217541525
dc.identifier0000-0003-2739-6933
dc.identifier.urihttps://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/8777407
dc.descriptionEsta investigación aborda las características y posibilidades de la función de las talleristas, arte/educadoras que trabajan en la Educación Primaria de la Escola Viva desde 2009. Las prácticas de talleristas y supuestos conceptuales acerca de esta función tienen puntos de intersección con la experiencia de la Educación Infantil de la Escola Viva (fundada en 1974 como el Atelier: Arte Expressão), y tambíén con la experiencia de las escuelas municipales de Reggio Emilia; así que se busca situar histórica y teóricamente en este trabajo, las concepciones que guiaron la creación de esta función en la Educación Primaria de la instituición. Además, es a partir de las experiencias de los propios talleristas y de la observación participante que la investigación busca resaltar los contornos que definen esta función. Hay, pues, en el trabajo, diferentes matrices (histórica, teórica y empírica) que se articulan para mostrar la complejidad de la función de estas arte/educadoras en la Escola Viva. Por lo tanto, los procedimientos utilizados para la recolección de datos fueron el análisis de documentos, entrevistas, la realización de un grupo focal y la observación participante. A lo largo del análisis de esta función se destacaron aspectos como: la apreciación de las prácticas de taller en la institución; la realización de proyectos que integren y articulen las diferentes áreas de conocimiento con la area artes; la realización de proyectos que tengan en cuenta los intereses y temas que emergen em diferentes grupos de estudiantes; y el desplazamiento de las prácticas de taller para diversas áreas de lo segmento de Educación Primaria I de la Escola Viva
dc.descriptionEsta pesquisa trata da investigação das características e possibilidades da função das atelieristas, arte/educadoras que atuam na Educação Fundamental I da Escola Viva desde o ano de 2009. As práticas das atelieristas e os pressupostos conceituais acerca desta função apresentam pontos de intersecção com a experiência da Edu cação Infantil da Escola Viva (fundada em 1974 como o Atelier: Arte Expressão), bem como com a experiência das escolas municipais de Reggio Emilia, de maneira que se procura situar histórica e teoricamente neste trabalho as concepções que nortearam a criação desta função na Educação Fundamental da instituição. Além disso, é a partir das experiências das próprias atelieristas e da observação participante que a pesquisa busca evidenciar os contornos que definem esta função. Há, portanto, no trabalho, diferentes matrizes (histórica, teórica e empírica) que se articulam para evidenciar a complexidade do papel destas arte/educadoras na Escola Viva. Dessa forma, os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram a análise documental, a realização de entrevistas, a realização de um grupo focal e a observação participante. Ao longo da análise desta função foram destacados aspectos como: a valorização das práticas de atelier na instituição; a realização de projetos que integram e articulam diferentes áreas do conhecimento à área de artes; a realização de projetos que levam em conta os interesses e questões apresentados pelos diferentes grupos de alunos; e o deslocamento das práticas de atelier por variados espaços do segmento da Educação Fundamental I da Escola Viva
dc.format242 p.: il.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rightsAcesso aberto
dc.rightsLOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit
dc.sourceAleph
dc.subjectPratica de ensino
dc.subjectEducação artística (Ensino fundamental)
dc.subjectArte - Estudo e ensino
dc.subjectAteliês de artistas
dc.titleAtelieristas: da célula atelier ao corpo atelier
dc.typeDissertação de mestrado


Este ítem pertenece a la siguiente institución