Posicionar-se e se relacionar na prática da etnografia (¿do sul?). Liminaridade do trabalho de campo com a comunidade Mhuysqa de Cota, Cundinamarca

dc.contributornull
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dc.creatorFernandez Varas, Diego; CREA-Universidad Lumière - Lyon
dc.date2018-02-24T15:52:15Z
dc.date2020-04-15T18:47:19Z
dc.date2023-05-11T19:36:22Z
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dc.date2013-06-01
dc.date.accessioned2023-08-24T03:38:30Z
dc.date.available2023-08-24T03:38:30Z
dc.identifierhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/5965
dc.identifier2011-2734
dc.identifier0120-4807
dc.identifierhttps://hdl.handle.net/20.500.12032/117020
dc.identifier.urihttps://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/8404456
dc.descriptionEste artigo interroga pelo posicionamento individual, em tanto pesquisador, e pelo coletivo, em tanto prática disciplinar, que implica a refletividade na antropologia. O objetivo, mais do que apresentar resultados de uma pesquisa, é refletir sobre o papel que ocupamos como atores nos processos sociais que esforçamos-nos a estudar. Para isso parece necessário reler certos aspectos do itinerário biográfico do pesquisador à luz dos seus trabalhos de campo e ao grau de implicação que tem no que diz respeito às pessoas com que estabelece relação de pesquisa. Para poder clarificar o nosso posicionamento liminar é preciso questionar a categoria de pesquisadores do “sul” a partir do trabalho de campo e suas consequências respeito da implicação e compromisso que podemos assumir junto às populações com que trabalhamos.
dc.descriptionEste artículo interroga el posicionamiento individual, en tanto investigador, y el colectivo, en tanto práctica disciplinaria, que implica la reflexividad en la antropología. Su objetivo, más que presentar resultados de una investigación, es reflexionar sobre el rol que ocupamos como actores en los procesos sociales que nos esforzamos a estudiar. Para ello parece necesario releer ciertos aspectos del itinerario biográfico del investigador a la luz de sustrabajos de campo y al grado de implicación que tiene con respecto a las personas con las cuales establece una relación de investigación. Para poder clarificar nuestro posicionamiento liminal es necesario cuestionar la categoría de investigadores del “sur” a partir del trabajo de campo y sus consecuencias respecto a la implicación y el compromiso que podemos asumir junto a las poblaciones con las que trabajamos.
dc.formatPDF
dc.formatapplication/pdf
dc.languagespa
dc.publisherEditorial Pontificia Universidad Javeriana
dc.relationhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/5965/4819
dc.subjectCompromiso; “Sur”; Mhuysqa; Crítica; Posicionamiento; Liminalidad
dc.subjectCommitment; “South”; Mhuysqa; Criticism; Positioning; Liminality
dc.subjectCompromisso; “Sul”; Mhuysqa; Crítica; Posicionamento; Liminaridade
dc.titlePosicionarse y relacionarse en la práctica de la etnografía (¿del sur?) Liminalidad del trabajo de campo con la comunidad Mhuysqa de Cota, Cundinamarca
dc.titlePosicionar-se e se relacionar na prática da etnografia (¿do sul?). Liminaridade do trabalho de campo com a comunidade Mhuysqa de Cota, Cundinamarca


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