Evaluación de la satisfacción laboral de profesores de Educación Física;
Avaliação da satisfação no trabalho de professores de Educação Física

dc.creatorKrapp do Nascimento, Raquel
dc.creatorOliveira Farias, Gelcemar
dc.creatorVaz de Campos Pereira, Marcos Paulo
dc.creatorBoth, Jorge
dc.creatorFolle, Alexandra
dc.date2019-10-29
dc.date.accessioned2023-08-03T16:34:01Z
dc.date.available2023-08-03T16:34:01Z
dc.identifierhttps://revistas.ucr.ac.cr/index.php/pem/article/view/39459
dc.identifier10.15517/pensarmov.v17i2.39459
dc.identifier.urihttps://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/7888481
dc.descriptionThe paper aimed to analyze job satisfaction, taking into consideration the personal characteristics (sex, age, and marital status) of 73 Physical Education coaches from São José (SC). Data was collected using a sociodemographic questionnaire and the Evaluation Scale of Quality of Life at Work Perceived by Physical Education Teachers and analyzed using the Mann-Whitney U-Test. Results revealed a significant difference in the overall evaluation of job satisfaction only for the age group (31 years of age or older>up to 30 years of age). Working conditions differed according to gender (women>men) and age (31 years of age or older>up to 30 years of age), while career progression, autonomy at work, and social relevance differed in relation to teachers’ age (31 years of age or older>up to 30 years of age). It was concluded that women were more satisfied with their working conditions than men, while younger teachers were more dissatisfied in both overall assessment and in most dimensions compared to older teachers.en-US
dc.descriptionEl objetivo del presente estudio fue analizar la satisfacción laboral, considerando las características personales (género, edad y estado civil) de 73 profesores de Educación Física vinculados a la Secretaría Municipal de Educación de la Ciudad de São José (SC). En la recolección de datos, se utilizó un cuestionario sociodemográfico y la escala de evaluación de la calidad de vida laboral percibida por profesores de educación física. Los datos se analizaron por medio de la prueba de U Mann-Whitney. Los resultados revelaron una diferencia significativa de la evaluación general de la satisfacción laboral solo con el grupo de edad (31 años o más> hasta 30 años) de los profesores. Las condiciones de trabajo se diferenciaron en género (mujeres> hombres) y en grupo de edad (31 años o más> hasta 30 años), mientras que la progresión en la carrera, la autonomía en el trabajo y la relevancia social se diferenciaron en la edad (31 años o más de 30 años) de los docentes. Se concluyó que, en comparación con los hombres, las mujeres estaban más satisfechas con las condiciones de trabajo, mientras que los docentes más jóvenes estaban más insatisfechos tanto en la evaluación global como en la mayoría de las dimensiones con respecto a los profesores mayores.es-ES
dc.descriptionO estudo teve como objetivo analisar a satisfação no trabalho, considerando as características pessoais (sexo, faixa etária e estado conjugal) de 73 professores de Educação Física vinculados à Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São José (SC). Na coleta de dados, utilizou-se um Questionário Sociodemográfico e a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física. Os dados foram analisados por meio da Prova U Mann-Whitney. Os resultados revelaram diferença significativa da avaliação global da satisfação no trabalho apenas com a faixa etária (31 anos ou mais>até 30 anos) dos professores. As condições de trabalho se diferenciaram quanto ao sexo (mulheres>homens) e a faixa etária (31 anos ou mais>até 30 anos), enquanto a progressão na carreira, a autonomia no trabalho e a relevância social se diferenciaram em relação à idade (31 anos ou mais>até 30 anos) dos docentes. Concluiu-se que as mulheres estavam mais satisfeitas com as condições de trabalho do que os homens, enquanto os docentes mais jovens estavam mais insatisfeitos, tanto na avaliação global quanto na maioria das dimensões em relação aos professores mais velhos.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.formatapplication/pdf
dc.formattext/xml
dc.formatapplication/zip
dc.languagespa
dc.publisherEscuela de Educación Física y Deportes - Universidad de Costa Ricaes-ES
dc.relationhttps://revistas.ucr.ac.cr/index.php/pem/article/view/39459/40071
dc.relationhttps://revistas.ucr.ac.cr/index.php/pem/article/view/39459/41651
dc.relationhttps://revistas.ucr.ac.cr/index.php/pem/article/view/39459/41974
dc.relationhttps://revistas.ucr.ac.cr/index.php/pem/article/view/39459/41975
dc.rightsDerechos de autor 2019 Raquel Krapp do Nascimento, Gelcemar Oliveira Farias, Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Jorge Both, Alexandra Follees-ES
dc.sourcePENSAR EN MOVIMIENTO (Thinking in/about Motion); Vol. 17 No. 2 (2019): Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud (Opens July 1, closes December 31); e39459en-US
dc.sourcePensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud; Vol. 17 Núm. 2 (2019): Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud (Abre 1° de julio, cierra 31 de diciembre); e39459es-ES
dc.sourcePensar en movimiento; Vol. 17 N.º 2 (2019): Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud (Abre 1° de julio, cierra 31 de diciembre); e39459pt-PT
dc.source1659-4436
dc.source1409-0724
dc.subjectjob satisfactionen-US
dc.subjectteachersen-US
dc.subjectprimary and secondary educationen-US
dc.subjectsatisfacción laborales-ES
dc.subjectdocenteses-ES
dc.subjecteducación primaria y secundariaes-ES
dc.subjectsatisfação no empregopt-BR
dc.subjectdocentespt-BR
dc.subjectensino fundamental e médiopt-BR
dc.titleEvaluation of job satisfaction of Physical Education Teachersen-US
dc.titleEvaluación de la satisfacción laboral de profesores de Educación Físicaes-ES
dc.titleAvaliação da satisfação no trabalho de professores de Educação Físicapt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typePeer-reviewed articleen-US
dc.typeArtículo con revisión por pareses-ES
dc.typeArtigo avaliado pelos parespt-BR


Este ítem pertenece a la siguiente institución