masterThesis
O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles
Autor
BIONI, Amanda Moury Fernandes
Institución
Resumen
O presente trabalho assume um olhar investigativo acerca da poesia lírica moderna. De acordo com as perspectivas modernas, a poesia lírica se constitui como um objeto de protesto contra o mundo, à proporção que se assume como uma totalidade autossuficiente e, assim, um mundo criado em si mesmo, conforme indicaram os estudos de Adorno (2003) e Pozuelo (1994;1997). Diante desse contexto, o poema adquire uma habilidade em ofertar imagens acrescentadas, a fim de revelar a complexa condição humana. Logo, se estabelece como uma via indireta de conhecimento. A proposta de conhecimento por vias indiretas, por sua vez, é objeto de pesquisa do simbolismo catóptrico, que defende o espelho como um gênero literário, devido à sua capacidade de fornecer imagens deformantes, de acordo com os estudos de Jónsson (1995) e Ciordia (2009). Assim, é objetivo desse trabalho demonstrar que a poesia lírica moderna pode ser entendida como um espelho, porque fornece imagens aperfeiçoadas às circunstâncias humanas, funcionando, dessa maneira, como um objeto de conhecimento e de reconhecimento. Para tanto, os estudos de Paz (1976, 2012), Friedrich (1978) Abrams (2010) e Merquior (2013) foram utilizados, especialmente, com respeito ao entendimento sobre a imagem no poema. Além disso, também se pretende verificar a condição de poeta como um artífice de espelhos, devido à capacidade de observação obstinada à realidade, além de ser um visionário e, assim, se disponibilizar à projeção de imagens. Com o propósito de substancializar a discussão proposta, foram selecionados quatro poemas da poeta portuguesa, Florbela Espanca, e quatro poemas da poeta brasileira, Cecília Meireles. Os poemas de Florbela Espanca foram extraídos de dois livros da autora: Trocando Olhares (1915 – 1917) e Livro de Mágoas (1919). Do primeiro livro, os poemas selecionados foram: “Poetas” e “Cegueira Bendita” – do segundo livro: “Eu” e “Tortura”. Com relação aos poemas de Cecília Meireles, estes são provenientes também de dois livros da autora: Viagem (1939) e Retrato Natural (1949). Os poemas do primeiro livro foram: “Retrato” e “Motivo”, os poemas do segundo: “Tempo Viajado” e “Pastora Descrida”. Recorreu-se às escritoras, porque além da proximidade temática, há uma semelhança referente ao aspecto de observação obstinada com relação ao mundo e aos meandros das circunstâncias humanas, inclusive, à situação do poeta defronte à sociedade e diante do seu próprio ofício. CNPq El presente trabajo asume una mirada investigativa acerca de la poesía lírica moderna. De acuerdo con las perspectivas modernas, la poesía lírica se constituye como un objeto de protesto contra el mundo, al mismo tiempo que se asume como una totalidad autosuficiente, de donde resulta que sea un mundo creado en sí mismo, conforme a los estudios de Adorno (2003) y Pozuelo (1994;1997). Frente a ese contexto, el poema adquiere una habilidad en ofertar imágenes acentuadas, destinadas al esclarecimiento de la compleja condición humana, a través de la revelación poética. De ese modo, el poema se establece como una vía indirecta de conocimiento. La propuesta de conocimiento por vías indirectas pertenece al campo teórico del Simbolismo catóptrico que comprende los espejos como un género literario, puesto que fornece imágenes deformantes, de acuerdo con los estudios de Jónsson (1995) y Ciordia (2009). Así que es objetivo de ese trabajo demonstrar que la poesía lírica moderna puede ser entendida como un espejo, dado que abastece de imágenes acentuadas, las circunstancias humanas, funcionando, de esa forma, como un objeto de conocimiento y de reconocimiento. Razones por las cuales, las perspectivas teóricas de Paz (1976, 2012), Friedrich (1978) Abrams (2010) y Merquior (2013) fueron utilizadas con miras al entendimiento de la imagen en el poema. Además, también se pretende verificar la condición de poeta como un artífice de espejos, debido a la capacidad de la observación obstinada a la realidad y también por su carácter de visionario, de donde resulta que el poeta se propone a la proyección de imágenes. Con el fin de sustanciar la discusión propuesta, fueron utilizados cuatro poemas de la poeta portuguesa, Florbela Espanca y cuatro poemas de la poeta brasileña, Cecília Meireles. Los poemas de Florbela Espanca fueron sacados de dos libros de la autora: Trocando Olhares (1915 – 1917) e Livro de Mágoas (1919). Del primer libro, tenemos: “Poetas” y “Cegueira Bendita”. Del libro segundo: “Eu” y “Tortura”. Con respecto a Cecília Meireles, los poemas fueron seleccionados de los libros Viagem (1939) y “Retrato Natural” (1949), en que “Retrato” y “Motivo” pertenecen al primer libro, de manera que “Tempo viajado” y “Pastora descrida” pertenecen al segundo. La elección de las dos escritoras se justifica porque, además de la proximidad temática, existe también una semejanza con respecto a la observación obstinada al mundo y a los meandros de las circunstancias humanas, incluso, a la situación de poeta delante de la sociedad y de su propio oficio.