bachelorThesis
Design cênico: ambientação significante da narrativa no ensino infantil.
Registro en:
SANTOS, Elenice Nogueira. Design cênico: ambientação significante da narrativa no ensino infantil. Caruaru: O Autor, 2017.
Autor
SANTOS, Elenice Nogueira
Institución
Resumen
A hora do conto, um momento no Ensino Infantil composto por narrativas, no qual se tem a
fábula, o conto e o apólogo como componente do currículo dessa fase escolar. O tratamento
concedido a esse momento permite observá-lo como base dos conhecimentos adquiridos pelo
estudante desde quando inicia o seu percurso escolar. Considera-se, portanto “A hora do
conto” como delineadores da formação do sujeito, através do conteúdo apreendido. As
narrativas apresentadas e representadas naquele momento são exploradas na escola por suas
funções pedagógicas, funções que o Teatro tem como qualidade específica. Porém neste caso:
das narrativas deve-se tratar não apenas e tão somente com a leitura de histórias, pois o seu
melhor aproveitamento é aportado na forma de encená-las, simulando os acontecimentos nela
contidos. O alvo deste estudo é a hora do conto com discussão circundante a peça “O Menino
Mais Rico do Mundo”, cuja análise fundamenta a construção e a descrição de um ambiente
cênico. Construção que ocorreu por intermédio da elaboração de workshop, na qual se buscou
com professoras do Ensino Infantil o desenvolvimento das suas capacidades de criação na
concepção e significação da cena, nas quais foram aplicadas estratégias e os conhecimentos
de Arte e Design. As ações foram acompanhadas do pensamento pedagógico o qual ensina
que as performances teatrais que empregam imagem, utilizam também múltiplas linguagens
artísticas, e que promove uma encenação provocadora de sensações e sentidos, capaz de
estimular o seu público a exercitar a imaginação, a fazer conjecturas e formular sua
personalidade. Considerando que o professor/encenador ao utilizar os recursos cênicos e
técnicas especialmente da (re)significação imagética, tende a se beneficiar com ênfase do
espaço cênico, explorando a riqueza daquelas narrativas através da ambientação, no contexto
visual e sonoro. Permite-se ainda neste contexto de encenação, que funções pedagógicas
sejam melhores recepcionadas pelos estudantes, seja através do exercício de expressão oral e
criativa, como também de apreciação a dramaticidade teatral. La hora del cuento, un momento en la Enseñanza Infantil compuesto por narrativas, en el que
se tiene la fábula, el cuento y el apólogo como componente del currículo de esa fase escolar.
El tratamiento concedido a ese momento permite observarlo como base de los conocimientos
adquiridos por el estudiante desde que inicia su recorrido escolar. Se considera, por lo tanto
"La hora del cuento" como delineadores de la formación del sujeto, a través del contenido
incautado. Las narrativas presentadas y representadas en aquel momento son exploradas en la
escuela por sus funciones pedagógicas, funciones que el Teatro tiene como calidad específica.
Pero en este caso: de las narrativas se debe tratar no sólo y tan sólo con la lectura de historias,
pues su mejor aprovechamiento es aportado en la forma de escenificarlas, simulando los
acontecimientos en ella contenidos. El objetivo de este estudio es la hora del cuento con
discusión circundante la pieza "El Niño más Rico del Mundo", cuyo análisis fundamenta la
construcción y la descripción de un ambiente escénico. La construcción que ocurrió a través
de la elaboración de taller, en la que se buscó con maestras de la Enseñanza Infantil el
desarrollo de sus capacidades de creación en la concepción y significación de la escena, en las
cuales se aplicaron estrategias y los conocimientos de Arte y Diseño. Las acciones fueron
acompañadas del pensamiento pedagógico que enseña que las performances teatrales que
emplean imagen, utilizan también múltiples lenguajes artísticos, y que promueven una puesta
en escena provocadora de sensaciones y sentidos, capaz de estimular a su público a ejercitar la
imaginación, a hacer conjeturas y hacer conjeturas formular su personalidad. En el caso de
que el profesor / escenario al utilizar los recursos escénicos y técnicos especialmente de la (re)
significación imagética, tiende a beneficiarse con énfasis del espacio escénico, explorando la
riqueza de aquellas narrativas a través de la ambientación, en el contexto visual y sonoro. Se
permite en este contexto de escenificación, que funciones pedagógicas sean mejores recibidas
por los estudiantes, sea a través del ejercicio de expresión oral y creativa, así como de
apreciación la dramaticidad teatral.