dc.contributorSantos, Fernando Brandão dos [UNESP]
dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:48Z
dc.date.accessioned2022-10-05T20:05:46Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:48Z
dc.date.available2022-10-05T20:05:46Z
dc.date.created2014-06-11T19:26:48Z
dc.date.issued2013-04-25
dc.identifierROMERO, Sérgio Luiz Gusmão Gimenes. Mito e performance na Olímpica I de Píndaro. 2013. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.
dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/93858
dc.identifier000723050
dc.identifierromero_slgg_me_arafcl.pdf
dc.identifier33004030016P0
dc.identifier3341011102181479
dc.identifier0000-0001-5918-9977
dc.identifier.urihttp://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/3933375
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da dimensão performática dos epinícios de Píndaro, analisando a dinâmica estabelecida por mito e ritual no contexto da performance. A Olímpica I, dedicada a Hierão de Siracusa por sua vitória na corrida de cavalos em 476 A.E.C., constitui o foco do trabalho e, desse modo, apresenta-se a sua tradução e posterior análise com vistas ao delineamento da conjuntura mito-ritualística que lhe é própria, bem como das características e sentidos que a projeção de sua performance suscita. O trabalho está estruturado em diferentes etapas: em primeiro lugar, são apresentadas algumas considerações secundárias acerca do poeta tebano e de sua obra. Num segundo momento, efetua-se um percurso de cunho essencialmente teórico que visa definir o modo de atuação do mito performatizado e do canto ritualizado, bem como de sua interação com a perspectiva temporal da realidade humana e da sociedade em cujo seio a performance tem lugar. Em um terceiro momento, apresenta-se a tradução da Olímpica I, seguida da análise de suas características performáticas e da relação entre mito e ritual que a ode e seu contexto evidenciam
dc.description.abstractEl siguiente trabajo presenta una reflexión sobre la dimensión performativa de los epinicios de Píndaro, analizando las dinámicas establecidas por el mito y el ritual en el contexto de la performance. La Olímpica I, dedicada a Hierón de Siracusa por su victoria en las carreras de caballos en el año 476 A.E.C., es el tema central de este trabajo, por lo tanto se presenta su traducción y posterior análisis con el fin de delinear su escenario mito-ritual así como las características y los sentidos que la proyección de su performance plantea. El trabajo se divide en diferentes pasos: En primer lugar, se presentan algunas consideraciones secundarias acerca del poeta tebano y su obra. En segundo lugar, se hace un recorrido en carácter esencialmente teórico que busca definir el modo de acción del mito performatizado y la canción en el ritual, así como su interacción con la perspectiva temporal de la realidad humana y de la sociedad en la que la performance tiene lugar. En una tercera etapa, se presenta la traducción de la Olímpica I, seguido de un análisis de sus funciones y la realización de la relación entre el mito y el ritual que la oda y su contexto evidencian
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPindaro
dc.subjectMito
dc.subjectLiteratura - Historia e critica
dc.subjectMyth
dc.titleMito e performance na Olímpica I de Píndaro
dc.typeDissertação de mestrado


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