dc.creatorFischer, Beatriz T. Daudt
dc.date2012-05-29
dc.date.accessioned2022-10-04T23:40:38Z
dc.date.available2022-10-04T23:40:38Z
dc.identifierhttps://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29201
dc.identifier.urihttp://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/3874954
dc.descriptionResumo O artigo discorre sobre questionamentos desencadeados pela pesquisadora frente a documentos diversos, os quais lhe chegaram às mãos para eventual aproveitamento ou estudo. Sabendo muito pouco acerca da professora a quem tais papéis teriam pertencido, a autora decide repartir com os leitores seu próprio processo reflexivo. Perguntas emergem das múltiplas conexões que se estabelecem entre os materiais arquivados, permitindo antever alguns desafios no encaminhamento operacional bem como levantar suspeitas. A mulher que, ao longo dos anos,decidira preservar tais papéis, exerceu o magistério muito além da sala de aula, assumindo posições políticas significativas. Seus registros pessoais, embora raros e fragmentados, permitem não só visualizar um cenário político mais amplo, como insinuar sobre a existência de micropoderes em confronto no interior do movimento docente, no final da década de 70 do século XX. Palavas-chave: escrita ordinária; arquivos pessoais; micro-história.   Resumen El artículo discurre sobre procedimientos desencadenados por la investigadora frente a diversos documentos que llegaron a sus manos para un eventual aprovechamiento o análisis. Sabiendo muy poco acerca de la profesora a quien estos papeles habían pertenecido, la autora decide compartir con los lectores su propio proceso reflexivo. Algunas interrogantes emergen de las múltiples conexiones que se establecen entre estos materiales archivados, permitiendo prever algunos desafíos en el proceso operacional, así como levantar sospechas. La mujer que, a lo largo de los años, había decidido preservar tales documentos, ejerció el magisterio mucho más allá de la sala de aula, asumiendo posiciones políticas significativas. Sus registros personales, aunque raros y fragmentados, permiten no sólo visualizar un escenario político más amplio, sino que dejan entrever también, una insinuación sobre la existencia de micro-poderes confrontándose dentro del movimiento docente, en el final de los años 70 del siglo XX. Palabras-clave: escrita ordinaria; archivos personales; micro-história.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherAssociação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphept-BR
dc.relationhttps://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29201/pdf
dc.sourceHistory of Education Journal; v. 9, n. 17, jan./jun. 2005; 69-80en-US
dc.sourceRevista História da Educação; v. 9, n. 17, jan./jun. 2005; 69-80pt-BR
dc.source2236-3459
dc.source1414-3518
dc.titleAs caixas de papéis de Nilce Lea: memórias e escritas de uma simples professora?pt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


Este ítem pertenece a la siguiente institución