dc.creator | Gil Eusse, Karen Lorena | |
dc.creator | Bracht, Valter | |
dc.creator | Quintão de Almeida, Felipe | |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T16:27:21Z | |
dc.date.available | 2021-08-02T16:27:21Z | |
dc.date.created | 2021-08-02T16:27:21Z | |
dc.identifier | http://hdl.handle.net/20.500.12209/13711 | |
dc.description.abstract | Este artigo analisa dois acontecimentos importantes para o questionamento da tradição da Educação Física na Colômbia a partir dos anos 1960. De um lado, o Movimento Estudantil e, de outro, entre os docentes, o Movimento Pedagógico Nacional e a Associação Colombiana de Professores de Educação Física. Em termos metodológicos, baseia-se na análise da literatura disponível sobre o tema e em 16 entrevistas com pro-fissionais do campo na Colômbia que, de diferentes modos, viveram aquelas experiências. As críticas produ-zidas à formação profissional, ao esporte, à função social da disciplina, entre outros aspectos, ajudaram na criação das condições de possibilidade que vão resultar na futura renovação teórica do campo da educação física naquele país. | |
dc.publisher | Universidad Pedagógica Nacional | |
dc.relation | Acevedo, A. T. e González, D. C. R. (2011). Movilización y protesta estudiantil en Colombia (1971). Una lectura desde la organización gremial por el cogobierno universitario y la memoria de protagonistas y testigos. Anuario de Historia Regional y de las Fronteras, 16(1), 221-242. | |
dc.relation | Acevedo, A. T. (2015). Educación, reformas y movimien-tos universitarios en Colombia: apuestas y frustraciones por un proyecto modernizador en el siglo xx. Estudios Sociales, 53, 102-111. | |
dc.relation | Benjumea, M. M. e Uribe, I. D. (2003). La reforma a la estruc-tura académico - administrativa del Instituto Universita-rio de Educación Física y el proceso de transformación curricular. Educción Física y Deporte, 22(1), 29-41. | |
dc.relation | Bolívar, C. B. (1985). Pedagogía y Educación Física. Educa-ción Física y Deporte, 7(1-2), 47-50. | |
dc.relation | Bolívar, C. B. (2018). Autobiografía pedagógica: la ense-ñanza universitaria, incesante devenir. https://www.academia.edu/34754780/Autobiograf%C3%ADa_pedag%C3%B3gica_la_ense%C3%B1anza_universita-ria_incesante_devenir. Acesso em abril de 2018. | |
dc.relation | Cardona, M. (2005). El Movimiento Pedagógico: una lucha social, política y cultural del magisterio colombiano 1982-2002. [Dissertação Mestrado em Educação]. Facultad de Educación da Universidade de Antioquia, Medellín. | |
dc.relation | Chinchilla, V. J. (1989). Una reforma académico profesional que transforme la Educación Física. Educación Física y Deporte, 11(1-2), 53-62. | |
dc.relation | Mockus, A. (1985). ¡Educación Física y cultura académica! Educación Física y Deporte, 7(1-2), 61-64. | |
dc.relation | Moreno, W. G. (1997). Reflexiones en torno a la transfor-mación curricular. Educación Física y Deporte, 19(2), 103-111. | |
dc.relation | Pardo, M. A. e Urrego, M. A. (2003). El Movimiento Estu-diantil de 1971 en Colombia. http://www.renovacion-magisterial.org/boletin/boletin28/ponencia71.pdf. Acesso em: dez. 2018. | |
dc.relation | Peña, C. L., Peña, J. C., Chinchilla, V., Molano, M. e álvarez, J. (1996). En nosotros vive el Movimiento Pedagógico. Lúdica Pedagógica, 2, 1-3. | |
dc.relation | Pinillos, J. M. (2003). La Educación Física y el deporte en Colombia. Una oposición de discursos en el periodo com-prendido entre 1968 y 1991. [Disertación Maestría en Educación]. Facultad de Educación da Universidad de Antioquia, Medellín. | |
dc.relation | Tamayo, A. V. (2006). El Movimiento Pedagógico en Colom-bia: un encuentro de los maestros con la Pedagogía. histedbr, 24, 102-123. | |
dc.relation | Vaca, A. H. H. (1998). Historia del alma máter de la Educación Física colombiana. Universidad Pedagógica Nacional. | |
dc.relation | Wilches, D. O. (2012). Ideas influyentes en la teoría de la Educación Física de la Facultad de Educación Física de la Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá) entre 1975 y 2000. [Teses Doutorado em Ciencias de la Actividad Física y el Deporte]. Departamento de Educación Física y Deportes da Universidad de León, León-España. | |
dc.relation | Eusse, K. L. G. (2020). Tradição, crítica e renovação na educação física colombiana. Tese (Doutorado em Edu-cação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. | |
dc.relation | Eusse, K. L. G., Almeida, F. Q. e Bracht, V. (2018). Convênio Colombo-Alemão (1973-1984): a esportivização da Educação Física colombiana? Revista Da Alesde, 9(2), 106-118. | |
dc.relation | Eusse, K. L. G., Almeida, F. Q. e Bracht, V. (2019). ‘‘Espor-tivização’’ da Educação Física colombiana: a “herança” do convênio Colombo-Alemão nas páginas da revista Educación Física y Deporte. Revista Brasileira de Ciên-cias do Esporte, 41(4), 437-443. | |
dc.relation | https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/11733/9247 | |
dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 | |
dc.source | Lúdica Pedagógica; Vol. 1 Núm. 31 (2020): ene-jun. La Educación Física Como Campo Teórico e Investigativo; 1-17 | |
dc.source | 2462-845X | |
dc.source | 0121-4128 | |
dc.subject | Educación | |
dc.subject | Crisis | |
dc.subject | Política | |
dc.title | Crítica na educação física colombiana : as lutas político-ideológicas revolucionárias do campo. | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |