dc.creatorGil Eusse, Karen Lorena
dc.creatorBracht, Valter
dc.creatorQuintão de Almeida, Felipe
dc.date.accessioned2021-08-02T16:27:21Z
dc.date.available2021-08-02T16:27:21Z
dc.date.created2021-08-02T16:27:21Z
dc.identifierhttp://hdl.handle.net/20.500.12209/13711
dc.description.abstractEste artigo analisa dois acontecimentos importantes para o questionamento da tradição da Educação Física na Colômbia a partir dos anos 1960. De um lado, o Movimento Estudantil e, de outro, entre os docentes, o Movimento Pedagógico Nacional e a Associação Colombiana de Professores de Educação Física. Em termos metodológicos, baseia-se na análise da literatura disponível sobre o tema e em 16 entrevistas com pro-fissionais do campo na Colômbia que, de diferentes modos, viveram aquelas experiências. As críticas produ-zidas à formação profissional, ao esporte, à função social da disciplina, entre outros aspectos, ajudaram na criação das condições de possibilidade que vão resultar na futura renovação teórica do campo da educação física naquele país.
dc.publisherUniversidad Pedagógica Nacional
dc.relationAcevedo, A. T. e González, D. C. R. (2011). Movilización y protesta estudiantil en Colombia (1971). Una lectura desde la organización gremial por el cogobierno universitario y la memoria de protagonistas y testigos. Anuario de Historia Regional y de las Fronteras, 16(1), 221-242.
dc.relationAcevedo, A. T. (2015). Educación, reformas y movimien-tos universitarios en Colombia: apuestas y frustraciones por un proyecto modernizador en el siglo xx. Estudios Sociales, 53, 102-111.
dc.relationBenjumea, M. M. e Uribe, I. D. (2003). La reforma a la estruc-tura académico - administrativa del Instituto Universita-rio de Educación Física y el proceso de transformación curricular. Educción Física y Deporte, 22(1), 29-41.
dc.relationBolívar, C. B. (1985). Pedagogía y Educación Física. Educa-ción Física y Deporte, 7(1-2), 47-50.
dc.relationBolívar, C. B. (2018). Autobiografía pedagógica: la ense-ñanza universitaria, incesante devenir. https://www.academia.edu/34754780/Autobiograf%C3%ADa_pedag%C3%B3gica_la_ense%C3%B1anza_universita-ria_incesante_devenir. Acesso em abril de 2018.
dc.relationCardona, M. (2005). El Movimiento Pedagógico: una lucha social, política y cultural del magisterio colombiano 1982-2002. [Dissertação Mestrado em Educação]. Facultad de Educación da Universidade de Antioquia, Medellín.
dc.relationChinchilla, V. J. (1989). Una reforma académico profesional que transforme la Educación Física. Educación Física y Deporte, 11(1-2), 53-62.
dc.relationMockus, A. (1985). ¡Educación Física y cultura académica! Educación Física y Deporte, 7(1-2), 61-64.
dc.relationMoreno, W. G. (1997). Reflexiones en torno a la transfor-mación curricular. Educación Física y Deporte, 19(2), 103-111.
dc.relationPardo, M. A. e Urrego, M. A. (2003). El Movimiento Estu-diantil de 1971 en Colombia. http://www.renovacion-magisterial.org/boletin/boletin28/ponencia71.pdf. Acesso em: dez. 2018.
dc.relationPeña, C. L., Peña, J. C., Chinchilla, V., Molano, M. e álvarez, J. (1996). En nosotros vive el Movimiento Pedagógico. Lúdica Pedagógica, 2, 1-3.
dc.relationPinillos, J. M. (2003). La Educación Física y el deporte en Colombia. Una oposición de discursos en el periodo com-prendido entre 1968 y 1991. [Disertación Maestría en Educación]. Facultad de Educación da Universidad de Antioquia, Medellín.
dc.relationTamayo, A. V. (2006). El Movimiento Pedagógico en Colom-bia: un encuentro de los maestros con la Pedagogía. histedbr, 24, 102-123.
dc.relationVaca, A. H. H. (1998). Historia del alma máter de la Educación Física colombiana. Universidad Pedagógica Nacional.
dc.relationWilches, D. O. (2012). Ideas influyentes en la teoría de la Educación Física de la Facultad de Educación Física de la Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá) entre 1975 y 2000. [Teses Doutorado em Ciencias de la Actividad Física y el Deporte]. Departamento de Educación Física y Deportes da Universidad de León, León-España.
dc.relationEusse, K. L. G. (2020). Tradição, crítica e renovação na educação física colombiana. Tese (Doutorado em Edu-cação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
dc.relationEusse, K. L. G., Almeida, F. Q. e Bracht, V. (2018). Convênio Colombo-Alemão (1973-1984): a esportivização da Educação Física colombiana? Revista Da Alesde, 9(2), 106-118.
dc.relationEusse, K. L. G., Almeida, F. Q. e Bracht, V. (2019). ‘‘Espor-tivização’’ da Educação Física colombiana: a “herança” do convênio Colombo-Alemão nas páginas da revista Educación Física y Deporte. Revista Brasileira de Ciên-cias do Esporte, 41(4), 437-443.
dc.relationhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/11733/9247
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
dc.sourceLúdica Pedagógica; Vol. 1 Núm. 31 (2020): ene-jun. La Educación Física Como Campo Teórico e Investigativo; 1-17
dc.source2462-845X
dc.source0121-4128
dc.subjectEducación
dc.subjectCrisis
dc.subjectPolítica
dc.titleCrítica na educação física colombiana : as lutas político-ideológicas revolucionárias do campo.
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


Este ítem pertenece a la siguiente institución