dc.creatorRAMOZZI-CHIAROTTINO, Zélia
dc.date.accessioned2012-03-26T22:25:20Z
dc.date.accessioned2018-07-04T14:25:25Z
dc.date.available2012-03-26T22:25:20Z
dc.date.available2018-07-04T14:25:25Z
dc.date.created2012-03-26T22:25:20Z
dc.date.issued2010
dc.identifierPsicologia USP, v.21, n.1, p.11-30, 2010
dc.identifier0103-6564
dc.identifierhttp://producao.usp.br/handle/BDPI/12072
dc.identifier10.1590/S0103-65642010000100002
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000100002
dc.identifierhttp://www.scielo.br/pdf/pusp/v21n1/v21n1a02.pdf
dc.identifier.urihttp://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/1609858
dc.description.abstractNeste artigo tivemos a intenção de oferecer ao leitor o resumo de um dos aspectos mais importantes da análise estrutural que realizamos, durante décadas, do texto de Jean Piaget, sobretudo as estreitas relações entre a Biologia e a Lógica na construção e na explicação do conhecimento científico. Nesse sentido, procuramos demonstrar que, a partir dos conceitos de implicação significante e de imagem mental criados por Piaget, um novo campo de investigações se abre, a saber, aquele que denominamos como o dos sistemas de significação não lógica, campo de suma relevância e que vem preencher uma secular lacuna entre a razão e a emoção até hoje presente nas pesquisas sobre os fenômenos normais e patológicos do psiquismo.
dc.description.abstractIn this article we intend to show the reader an outline of one of the most important aspects of our structural analysis on Jean Piaget’s work, especially the very close relationship between Biology and Logic as far as his understanding of scientific logic is concerned. Therefore we have tried to demonstrate the scientific importance of two piagetian concepts, significant implication and mental image, which creates an extremely important new field on psychological research that I decided to name as “non-logical signifiyng systems”. As far as we can see, this field helps filling the gap between two elements: reason and emotion. Research on these two elements have been carried out until today by researchers of normal and pathological phenomena in psychological science. The structural analysis on Jean Piaget’s work has been conducted by Professor Zelia Ramozzi Chiarottino over the last 4 decades.
dc.description.abstractDans cet article nous avons eu l’intention de livrer au lecteur le résumé d’un des aspects les plus importants de l’analyse structurale du texte de Jean Piaget qui nous avons réalisée depuis 1965, sous la direction de Gilles Granger en tant qu’ on etait son étudiante. Nous avons fait ressortir de l’ombre quelques points du monument édifié par le biologiste et philosophe, surtout, les étroits rapports entre la Biologie et la Logique dans son explication de la connaissance scientifique. Dans ce sens, nous avons essaié de démontrer que les concepts d’implication signifiante et d’image mentale, créés par Piaget, permettent l’ouverture d’un nouveau champ d’investigations, notamment celui que nous avons nomé les systèmes de signification non logique, champ dont l’importance est celle de faire le pont sur l’abîme entre la raison et l’émotion dans les recherches sur les phénomènes normaux et pathologiques du psychisme.
dc.description.abstractEn este artículo tuvimos la intención de ofrecer al lector el resumen de uno de los aspectos más importantes del análisis estructural que realizamos, durante décadas, del texto de Jean Piaget, sobretodo de las estrechas relaciones entre la Biología y la Lógica en la construcción y en la explicación del conocimiento científico. En este sentido, buscamos demostrar que, a partir de los conceptos de implicación significante e imagen mental creados por Piaget, un nuevo campo de investigaciones se abre, esto es, aquel que denominamos sistemas de significación no lógica, campo de suma relevancia y que viene a satisfacer una perpetua laguna entre la razón y la emoción, presente hasta hoy en las investigaciones sobre los fenómenos normales y patológicos del psiquismo.
dc.languagepor
dc.publisherInstituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.relationPsicologia USP
dc.rightsCopyright Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAnálise Estrutural
dc.subjectConhecimento Científico
dc.subjectBiologia
dc.subjectLógica
dc.subjectModelos Abstratos
dc.subjectStructural Analysis
dc.subjectScientific Knowledge
dc.subjectBiology
dc.subjectLogic
dc.subjectAbstract Models
dc.subjectAnalyse Structurale
dc.subjectConnaissance Scientifique
dc.subjectBiologie
dc.subjectLogique
dc.subjectModèles Abstraits
dc.subjectAnálisis Estructural
dc.subjectConocimiento Científico
dc.subjectBiología
dc.subjectModelos Abstractos
dc.titlePiaget segundo seus próprios argumentos
dc.typeArtículos de revistas


Este ítem pertenece a la siguiente institución