dc.creatorMASSIMI, Marina
dc.date.accessioned2012-03-26T15:51:37Z
dc.date.accessioned2018-07-04T14:02:51Z
dc.date.available2012-03-26T15:51:37Z
dc.date.available2018-07-04T14:02:51Z
dc.date.created2012-03-26T15:51:37Z
dc.date.issued2010
dc.identifierRevista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v.13, n.4, p.667-679, 2010
dc.identifier1415-4714
dc.identifierhttp://producao.usp.br/handle/BDPI/6644
dc.identifier10.1590/S1415-47142010000400010
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142010000400010
dc.identifierhttp://www.scielo.br/pdf/rlpf/v13n4/10.pdf
dc.identifier.urihttp://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/1605144
dc.description.abstractO artigo aborda o tema da memória como proposto num sermão de Vieira (1654), buscando reconstruir as matrizes conceituais (a concepção de memória de Agostinho e de Bernardo) e práticas (a tradição da ortopraxis desenvolvida nas comunidades monásticas na Idade Média). Para ambos, a memória é concebida como processo ativo e abrangente, intimamente associada à emoção e à imaginação: não apenas rememora, mas organiza experiências e conceitos segundo um esquema norteado por lugares e percursos, tornando-os disponíveis para a invenção e a construção cognitiva.
dc.description.abstractThis article approaches the theme of memory as proposed in a sermon by Father Vieira (1654), where he reconstructs conceptual matrixes (St. Augustine's and St. Bernard's conceptions of memory) and practices (the orthopraxis tradition developed in monastic communities of the Middle Ages). For both thinkers, memory is conceived as an active and comprehensive process and is intimately associated with emotion and imagination. It not only recalls; it also organizes experiences and concepts according to a scheme oriented by places and routes, making them available for invention and cognitive construction.
dc.description.abstractCet article étudie le sujet de la mémoire tel comme articulé dans un sermon de Vieira (1654), en cherchant de retracer les bases conceptuelles (la conception de mémoire chez Augustin et chez Bernard) bien que la tradition des pratiques (la tradition d'orthopraxie développée dans les communautés monastiques du Moyen Âge). Selon ces deux auteurs, la mémoire est conçue comme processus actif et global, intimement associée à l'émotion et à l'imagination: elle ne rappelle pas seulement, mais organise aussi l'expérience et les concepts selon un schéma balisé par des lieux et des parcours en les rendant disponibles à l'invention et à la construction cognitive.
dc.description.abstractEste artículo aborda el tema de la memoria, tal como fue propuesto en un sermón de Vieira (1654), buscando reconstruir sus matrices conceptuales (el concepto de memoria en Agustín y en Bernardo) y prácticas (la tradición de la ortopraxis, desarrollada por las comunidades monásticas de la Edad Media). Para ambos autores la memoria es concebida como un proceso activo e abarcador, íntimamente asociado a la emoción y la imaginación: no sólo rememora, sino que, además, organiza experiencias y conceptos, según un esquema orientado por lugares y trayectos, lo que los torna disponibles para la invención y la construcción cognitiva.
dc.languagepor
dc.publisherAssociação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
dc.relationRevista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental
dc.rightsCopyright Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMemória
dc.subjectAgostinho
dc.subjectAntônio Vieira
dc.subjectMachina memorialis
dc.subjectMemory
dc.subjectAugustine
dc.subjectAntonio Vieira
dc.subjectMémoire
dc.subjectAugustin
dc.subjectMemoria
dc.subjectAgustín
dc.titleA memória ventre da alma
dc.typeArtículos de revistas


Este ítem pertenece a la siguiente institución