Trabalho de Conclusão de Curso
O desenvolvimento das competências da fala e da escrita através do usos de imagens nas aulas de história em séries iniciais: um percurso
Autor
Izolino, Rosilene
Institución
Resumen
Este proyecto de investigación pretende mostrar la contribución de la disciplina de la
História en el desarrollo de las habilidades y capacidades de alumnos de 5º año de
escolarización en la escuela pública estatal de Minas Gerais. Era un grupo con
deficiencias en la enseñanza / aprendizaje, y el uso de imágenes se convirtió en una
nueva herramienta de trabajo. Desde una perspectiva interdisciplinaria, el desarrollo
de la escritura y el habla fue su enfoque. Este proyecto surge, por lo tanto, de la
experiencia con una clase que se oponía a la rutina escuelar y tenía una expresión
oral agressiva o desordenada, su mayor ventaja para frenar el desarrollo de la
planificación. Por otro lado, mostró gran interés en las clases de história, haciéndolo
esta disciplina nuestra aliada, ya que fue posible trabajar las expresiones orales y
escritas de los estudiantes a partir del uso, observación, descripción y análisis de las
imágenes. O presente projeto de pesquisa tem a intenção de mostrar a contribuição da disciplina
História no desenvolvimento das capacidades e habilidades de discentes
pertencentes ao 5º ano de escolaridade da rede pública estadual de Minas Gerais.
Tratava-se de um grupo com déficit no ensino/aprendizagem, e o uso de imagens
tornou-se um novo instrumento de trabalho. Dentro de uma perspectiva
interdisciplinar, o desenvolvimento da escrita e da fala foi seu foco. Esse projeto
emerge, assim, da experiência com uma turma que se opunha ao cotidiano escolar e
tinha na expressão oral agressiva ou desordenada seu maior trunfo para coibir o
desenvolvimento dos planejamentos. Em contrapartida, apresentou grande interesse
pelas aulas de história, tornando essa disciplina nossa aliada, na medida em que foi
possível trabalhar as expressões oral e escrita dos discentes a partir do uso,
observação, descrição e análise de imagens.