Dissertação
O ideal de completude na fundação de uma teoria
Registro en:
VILARINHO, Ricardo Francisco Nogueira. O ideal de completude na fundação de uma teoria. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
Autor
Vilarinho, Ricardo Francisco Nogueira
Institución
Resumen
Investigación teórica que visa analizar la fundación de la Sociolingüística Paramétrica
(SP) propuesta por Tarallo & Kato. En esta disertación, utilizamos los conceptos de
campo de la complementariedad extraído de Henry (1992) y también la Banda de
Moebius, recurso topológico que permite una reflexión de las dicotomías que emergen
de nuestro estudio, interno/externo, social/sicológico, homogeneidad/heterogeneidad,
intra/inter-lingüísticos, entre otras. De acuerdo con Henry (1992) la lingüística emergió
de una conjunción científica e ideológica cuyos ejes pueden ser descriptos. Ejes cuyos
polos, ora miran el interno, ora el externo. Delante de esto, intentamos localizar las
teorías que son usadas en la fundación de la SP, Gramática Generativa (GG) y
Sociolingüística Variacionista (SV), en el eje descrito por Henry (1992). La GG en el
eje interno y la SV en el eje externo. Como ya dijimos, el resultado de la
compatibilización de dos teorías, que miran polos distintos, es la SP. En la GG
buscamos su carácter sicologizante/biologizante percibido por su definición de lengua y
hablante/oyente. En la SV buscamos investigar la lectura del texto clásico de Weinreich,
Labov & Herzog, apuntando la relación de la teoría con el externo/social. Buscamos
nuestro posicionamiento sobre el movimiento de complementariedad propuesto por
Tarallo & Kato, sustentados en la afirmación de Henry (1992) de que no hay
complementariedad en la Lingüística y también en las propiedades matemáticas de la
Banda de Moebius que permitieron que hiciéramos reflexiones sobre las dicotomías.
Nuestro estudio nos permitió afirmar que, por nuestra perspectiva, la
complementariedad en cuanto posibilidad de juntar dos teorías formando una tercera,
responde a un ideal de complementariedad que en cuanto a qualquier ideal está fadado a
la frustración. Mestre em Lingüística O presente estudo configura-se como uma pesquisa teórica que visa analisar a fundação
da Sociolingüística Paramétrica (SP), teoria proposta por Tarallo & Kato. Nesta
dissertação, utilizamos os conceitos de campo da complementaridade extraído de Henry
(1992) e também a Banda de Moébius, recurso topológico que permite uma reflexão
acerca das dicotomias que emergem de nosso estudo, tais como interno/externo,
social/psicológico, homogeneidade/heterogeneidade, intra/inter-lingüísticos, entre
outras. De acordo com Henry (1992), a lingüística emergiu de uma conjuntura científica
e ideológica cujos eixos podem ser descritos; eixos cujos pólos ora apontam para o
interno, ora para o externo. Diante disto, intentamos localizar as teorias que são usadas
na fundação da SP Gramática Gerativa (GG) e Sociolingüística Variacionista (SV) ,
no eixo descrito por Henry (op.cit.), estando a GG no eixo interno e a SV no eixo
externo. Como já dissemos, o resultado da compatibilização de duas teorias, que
apontam para pólos distintos, é a SP. Na GG buscamos seu caráter
psicologizante/biologizante, percebido por sua definição de língua e falante/ouvinte. Na
SV buscamos analisar a leitura do texto clássico de Weinreich, Labov & Herzog,
apontando a relação da teoria com o externo/social. Buscamos nosso posicionamento
sobre o movimento de complementaridade proposto por Tarallo & Kato, sustentados na
afirmação de Henry (op. cit) de que não há complementaridade na Lingüística e também
nas propriedades matemáticas da Banda de Moébius, as quais nos permitiram fazer
reflexões sobre as dicotomias. Por meio de nosso estudo, podemos afirmar que, por
nossa perspectiva, a complementaridade possibilidade de juntar duas teorias formando
uma terceira , responde a um ideal de completude que, assim como qualquer ideal, está
fadado à frustração.
Materias
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Letrando cientificamente alunos da educação básica por meio da pesquisa sociolinguística em sala de aula
Oliveira, Ana Lúcia Alves de -
Uma análise sociolinguística das construções de tópico na fala uberlandense
Martins, Maria Luísa Aparecida Resende