info:eu-repo/semantics/article
Die Stärke des Nationalismus in kritischen Lesarten der brasilianischen Literatur des 19. Jahrhunderts: der Fall von José de Alencar und Visconde de Taunay
The strength of nationalism in critical readings of nineteenth-century Brazilian literature: the case of José de Alencar and Visconde de Taunay;
La fuerza del nacionalismo en las lecturas críticas de la literatura brasileña del siglo XIX: el caso de José de Alencar y Visconde de Taunay;
A força do nacionalismo nas leituras críticas da literatura brasileira do século XIX: o caso de José de Alencar e do Visconde de Taunay
Registro en:
10.5902/1679849X73860
Autor
Neves, Fábio Luis Silva
Ourique, João Luis Pereira
Institución
Resumen
Mit dem Ziel, einige Aspekte zu reflektieren, die die kritische Debatte über den Nationalismus in der brasilianischen Literatur des 19. Jahrhunderts betreffen, wird sich diese Arbeit mit den kritischen Essays befassen, die in den Neuauflagen von zwei Werken von Visconde de Taunay enthalten sind, produziert von Sérgio Medeiros, Ierecê a Guaná (2000) und Memórias (2005). Diese Werke enthalten Kritiken von Antonio Candido, Lúcia Sá, Haroldo de Campos und Sérgio Medeiros selbst. In allen Aufsätzen ist die Wiederaufnahme der Nationalismusdiskussion in der Literatur in der Übergangszeit von der Romantik zum Realismus zu erkennen. In dieser Perspektive wurden die in den Werken von José de Alencar und Visconde de Taunay vorhandenen Diskussionselemente aus der Kritik präsentiert, die Taunay in seiner Autobiographie Memórias an Alencar geübt hat. In einem zweiten Moment wird der Fokus auf einen weiteren Fall kritischer Auseinandersetzungen zwischen Schriftstellern dieser Zeit gelegt – Joaquim Nabuco und José de Alencar – basierend auf kritischen Essays von Sandra Jatahy Pesavento und Tania Franco Carvalhal. With the objective of reflecting on some aspects that involve the critical debate on nationalism in Brazilian literature of the 19th century, this work will address the critical essays present in the re-editions of two works by Visconde de Taunay, produced by Sérgio Medeiros, Ierecê a Guaná (2000 ) and Memórias (2005). These works contain criticisms by Antonio Candido, Lúcia Sá, Haroldo de Campos and Sérgio Medeiros himself. In all the essays, one can see the resumption of the discussion of nationalism in literature in the period of transition from Romanticism to Realism. In this perspective, the elements of discussion present in the works of José de Alencar and Visconde de Taunay were presented from the criticisms that Taunay made to Alencar in his autobiography Memórias. In a second moment, focus will be given to another case of critical clash between writers of the period - Joaquim Nabuco and José de Alencar - based on critical essays by Sandra Jatahy Pesavento and Tania Franco Carvalhal. Con el objetivo de reflexionar sobre algunos aspectos que envuelven el debate crítico sobre el nacionalismo en la literatura brasileña del siglo XIX, este trabajo abordará los ensayos críticos presentes en las reediciones de dos obras de Visconde de Taunay, producidas por Sérgio Medeiros, Ierecê a Guaná (2000) y Memórias (2005). Estos trabajos contienen críticas de Antonio Candido, Lúcia Sá, Haroldo de Campos y el propio Sérgio Medeiros. En todos los ensayos, se puede ver la reanudación de la discusión sobre el nacionalismo en la literatura en el período de transición del romanticismo al realismo. En esta perspectiva, los elementos de discusión presentes en las obras de José de Alencar y Visconde de Taunay fueron presentados a partir de las críticas que Taunay le hizo a Alencar en su autobiografía Memórias. En un segundo momento, se centrará en otro caso de choque crítico entre escritores de la época -Joaquim Nabuco y José de Alencar- a partir de ensayos críticos de Sandra Jatahy Pesavento y Tania Franco Carvalhal. Com o objetivo de refletir sobre alguns aspectos que envolvem o debate crítico sobre o nacionalismo na literatura brasileira do século XIX, este trabalho abordará os ensaios críticos presentes nas reedições de duas obras do Visconde de Taunay, produzidas por Sérgio Medeiros, Ierecê a Guaná (2000) e Memórias (2005). Nessas obras encontram-se críticas de Antonio Candido, Lúcia Sá, Haroldo de Campos e do próprio Sérgio Medeiros. Em todos os ensaios percebe-se a retomada da discussão do nacionalismo na literatura no período de transição do Romantismo para o Realismo. Nessa perspectiva, os elementos de discussão presentes nas obras de José de Alencar e do Visconde de Taunay foram apresentados a partir das críticas que Taunay fez a Alencar em sua autobiografia Memórias. Num segundo momento, será dado enfoque a outro caso de embate crítico entre escritores do período - Joaquim Nabuco e José de Alencar - com base nos ensaios críticos de Sandra Jatahy Pesavento e Tania Franco Carvalhal.
Materias
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Die Stimmen der Inocência: Eine Studie über polyphone Beziehungen in Visconde de Taunay
Francisco, Carla Cristine; Maretti, Maria Lídia Lichtscheidl -
Biografie als Erinnerungsaufzeichnung im Werk des Viscount de Taunay (1843-1899)
Maretti, Maria Lídia Lichtscheidl -
The space of domination and enclosure in Inocência, by Visconde de Taunay
Cruz, Edinília Nascimento; Oliveira, Anelito Pereira de