Trabalho de Conclus?o de Curso
Leitura do texto liter?rio para a terceira idade: propostas did?ticas para aulas de espanhol como l?ngua estrangeira no IFRN
Registro en:
OLIVEIRA, Thais Vieira da Silva. Leitura do texto liter?rio para terceira idade: propostas did?ticas para aulas de
espanhol como l?nguas estrangeiras do IFRN, 2020. 85 f. Trabalho de Conclus?o de Curso (Licenciatura em Espanhol) - Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Autor
Oliveira, Thais Vieira da Silva
Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo general desarrollar propuestas did?cticas que fomenten
la lectura literaria en las clases de espa?ol como lengua extranjera para la tercera edad, que
puedan ser elaboradas y aplicadas a los estudiantes del Projeto de Extens?o Programa Sa?de e
Cidadania na Melhor Idade ? Centro de Promo??o ? Sa?de do Idoso do IFRN. Contribuyendo
as? a la formaci?n lectora de estos alumnos. Establecimos criterios para la selecci?n de textos
literarios para las aulas y elaboramos las propuestas did?cticas para la clase del referido
proyecto. Nuestro estudio es de car?cter cualitativo, pues proponemos una acci?n basada en
observaciones de un contexto, discusiones y an?lisis. Adem?s, tambi?n es bibliogr?fico, pues
lo desarrollamos a partir de materiales de otros investigadores. Adoptamos el cuestionario como
herramienta de investigaci?n para recopilar datos referentes a los h?bitos de lectura, de los
conocimientos previos de nuestros alumnos sobre la literatura hispana, sobre el perfil de la clase
y de c?mo se hac?a el tratamiento did?ctico del texto literario en las aulas de E/LE. Los sujetos
que participaron en este cuestionario fueron estudiantes del curso de Licenciatura en Letras
Espa?ol, ex-voluntarias del proyecto, que impartieron clases en el grupo destinatario de las
propuestas. A trav?s de sus respuestas, elaboramos las propuestas did?cticas para los estudiantes
de tercera edad, producidas a partir del estudio y de las orientaciones de autores como Silva
(2016), Cosson (2009), Mendonza (1998), Mu?oz (2007), Reyes (2008), Reyz?bal y Tenorio
(2004), entre otros. Al final, logramos parcialmente nuestro objetivo, presentamos las cuatro
propuestas did?cticas para los alumnos de la tercera edad ? producidas con los momentos de
prelectura, lectura y poslectura ? con el objetivo de promover la alfabetizaci?n literaria y el
incentivo a la lectura literaria, dentro y fuera del contexto escolar. Sin embargo, su aplicaci?n
no fue posible debido a la suspensi?n de las actividades presenciales en el Instituto por la
necesidad del distanciamiento social, provocado por la pandemia de Coronavirus (COVID-19). O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver propostas did?ticas que incentivem a
leitura liter?ria nas aulas de espanhol como l?ngua estrangeira para a terceira idade, que possam
ser elaboradas e aplicadas para os alunos do Projeto de Extens?o Programa Sa?de e Cidadania
na Melhor Idade ? Centro de Promo??o ? Sa?de do Idoso do IFRN. Dessa forma, contribuindo
para a forma??o leitora desses alunos. Estabelecemos crit?rios para a sele??o dos textos
liter?rios para as aulas e elaboramos as propostas did?ticas para a turma do referido projeto.
Nosso estudo ? de natureza qualitativa, pois propomos uma a??o a partir de observa??es de um
contexto, de discuss?es e an?lises. Al?m disso, tamb?m ? bibliogr?fico, pois o desenvolvemos
com base em materiais de outros pesquisadores. Adotamos o question?rio como instrumento da
pesquisa, para realizar a coleta de dados referentes ao h?bito da leitura, dos conhecimentos
pr?vios dos nossos alunos sobre a literatura hisp?nica, sobre o perfil da turma e de como era
feito o tratamento did?tico do texto liter?rio nas aulas de E/LE. Os sujeitos participantes desse
question?rio foram alunas do curso de Licenciatura em Letras Espanhol, ex-volunt?rias do
projeto, que ministraram aulas na turma alvo das propostas. Por meio de suas respostas
elaboramos as propostas did?ticas para os alunos da terceira idade, produzidas a partir do estudo
e das orienta??es de autores como Silva (2016), Cosson (2009), Mendonza (1998), Mu?oz
(2007), Reyes (2008), Reyz?bal e Tenorio (2004), entre outros. Ao final, atingimos
parcialmente nosso objetivo, apresentamos as quatro propostas did?ticas para os alunos da
terceira idade ? produzidas com os momentos de pr?-leitura, leitura e p?s-leitura ? visando o
fomento do letramento liter?rio e o incentivo ? leitura liter?ria, dentro e fora do contexto escolar.
Entretanto n?o foi poss?vel sua aplica??o devido ? suspens?o das atividades presenciais no
Instituto causado pela necessidade do distanciamento social, decorrente da pandemia do
Coronav?rus (COVID-19).