TCCes
Os discursos midiáticos sobre as provas de redação do ENEM: uma análise discursiva
Autor
KIAN, Fátima Aparecida
Institución
Resumen
TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância A tarefa empreendida nesta pesquisa articula-se à análise foucaultiana do discurso e intenta investigar os discursos acerca das provas de redação do Exame Nacional de Ensino Médio produzidos pela imprensa nacional entre os anos de 2014 e 2018, e suas possíveis implicações no sistema de ensino do país e também nas provas subsequentes. Para isso, parte-se de uma revisão bibliográfica acerca dos postulados de Michel Foucault (1996), Agambem (2015) e Deleuze (1999) sobre o discurso e os dispositivos. Apresentamos uma breve explicação sobre as provas do ENEM e passa-se a descrição da prova de redação, para, posteriormente, a analisar discursos midiáticos sobre o tema da redação publicados por alguns jornais e portais em sua versão online como o O Globo, Portal Uol, Portal o Dia, El País, O Estado entre outros. Percebe-se, após as análises, que a mídia faz um esforço para tornar o público sempre fiel inclusive a seus serviços, utilizando para isso informações rápidas e relevantes. Nas notícias sobre a prova, os sujeitos que tinham o direito privilegiado de fala eram especialistas da área da educação, principalmente professores da rede privada de ensino. Ainda, a ênfase dada aos resultados da prova de redação, que seriam melhores em escolas privadas, segue a lógica neoliberal, que trata a educação como mercadoria.
Palavras-chave: Mídia. Redação ENEM, Análise do Discurso. La tarea emprendido en esta investigación se articula con el análisis foucaultiano de discurso y tiene la
intención de investigar los discursos sobre las prueba del Examen Nacional de Secundarias producido
por la prensa nacional entre 2014 y 2018, y sus posibles implicaciones para el sistema educativo del
país y también en pruebas posteriores. Para esto, partimos de una revisión bibliográfica sobre los
postulados de Michel Foucault (1996), Agambem (2015) y Deleuze (1999) sobre el discurso y los
dispositivos. Presentamos una breve explicación sobre los exámenes ENEM y la descripción del
examen de ensayo, para luego analizar los discursos de los médios de comunicación sobre el tema del
ensayo. publicado por algunos periódicos y portales en su versión en línea como O Globo, Portal Uol ,
Portal o Dia, El País, O Estado entre otros. Del análisis, se puede ver que los medios de comunicación
hacen un esfuerzo por hacer que el público siempre sea fiel incluso a sus servicios, utilizando
información rápida y relevante. En las noticias sobre la prueba, los sujetos que tenian el derecho
privilegiado de hablar eran especialistas en educación, principalmente maestros de la escuelas
privadas. Aún así, el énfasis em escribir los resultados de la pruebas, que serían mejores en las
escuelas privadas, sigue la lógica neoliberal, que trata la educación como una mercancía.