dc.contributorSchardong, Rosangela
dc.contributor563.218.569-91
dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728269Z4&tokenCaptchar=03AGdBq26cd1xSDHZmRvP312hEBpY-3Cvd0Iou43XUP_7wFYHHHRj7esKOENPb73a7pGO32IqgO44DzepK58rcmaVTJ_K9wysnuLs1UDuRzWLQzwXfv_hkKqx2-J5kZvVE9aqWDGOvAuzDaJMRKCehUHsBJeNW_mWScFtlE6OotKbF6ae2sH51H0jqWvo7rTu4TxvOEnjzI5PvAV8IhFHDD7pIJ5ZeQiQRRHGGlSaWGVc8ArwUK3XXgl7bXtvYWo0EUrl4E2hDPWXGXDMwSpqX_p6r-VpXubTJFB5nn5VkLPQOo8g3LuQBUt1Ttjozlp9pCV_LD5_tftu98IsCctZcMiDWW1wehZtyRYmfdO5T5mJjsfZIZRX6m319sKvyhHJD9TZewVXq8ZBPd1SGFQ7l4zA8yO-MCwXMtgPGm8KDXGgmVGO2CgucprzmgdHoo8VK57gGwQShygiv6315ZH65gB_uq152cqpCUcyzIuA3a8bdJ52yYS8LWg-Vu0vImL8Rq-LHEzUNieDP
dc.contributorMartinez, Adriana Binati
dc.contributor221.726.088-07
dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774660T6&tokenCaptchar=03AGdBq27TjscCsh6EvT9bTDKK5oiJv7wQHWUI6pDNYATr2HZnRH_4_DZqV0i-BwKzNMNrZ3mGg9rO8WHj0dvXZl110D6gDs8NIhT38RcukxARQpGbBdPeAbGs83oR1yhqvWhrxExase_NIuj_-LbIgUiYIRN2QzRs15e5bvdRYiWaMFylvIqv6i8tj0KVWseurlUj-zAiUgvUpZFSwnVqG2zuJi1hIu_hIOnvqpwuUAV7RUT6vNVGFdZq6MFAjxpzzCxQysSAYHjr3sxJvBuXjMHLPDutJUhXIKx31ZPqoz8XLLh8IC9uFAc9GyGt4lBuWlrOfiGFMv9WPvbgNR-NYTQ9boLZfNLJxik1oEuWN1xB0nZW_RbWCOXRAE9Vsih52dWq1CmsAyDDObFtDlWiH7denvK7NZ9gzIEZk1Ucw5WxHurvzu8GsVEwPY1UlyXRdRj7JZQ5E2_JXkqSzopfNlRXKJblLJv02feNrPUQGIgg1g_4RV80VI4
dc.contributorPacheco, Keli Cristina
dc.contributor004.818.329-63
dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772092Y2&tokenCaptchar=03AGdBq24PvU6qCR5hwXvqZ44QbJF-gjgbvOseTFWy7mImmfmKjU5GDRZjhknWSZe1y3JNYV4ACgAPN-xteeV8TlthEg8emFICB553eDpRUSVN552aXV1QCKE6EfB8LcdaCMhvoJopruH2QYL_hiZDRgFhUmHMnHQvNMauV-CUWYAKS7nO1TpwE4zq6e8nIiJ74kxoFHaeufqPiUCTTwctd_nnnoH8ZfYtLu7f-sSRoIDP0JIjbK-QdPYhvXJ0-R5gh8rNf1XOoFNJMYTlBa3PWa9uRwvfjhhGmpyWLekavol2b6661_loCrZVOtAax_wE_CBNCOXcvH3TyzWPhDphgA2LY1FGPrIhS8_5CFU_7BwMumdJV0k6GSVSew1PX1hy0d987_QEWsOjnX4v97mgseht8R-DjEJGASYNwO-1zwE6g-vKm3HI51ZT6MtwcmklWTwVIrIi7niWTLBhYilTIAOZxCuiEAD8uSvQWmfHhjiH4vyw_ug-CrI
dc.contributorUNICENTRO
dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossa
dc.creatorSansana, Murilo Roberto
dc.date2021-11-25T18:22:07Z
dc.date2021-11-25
dc.date2021-11-25T18:22:07Z
dc.date2021-09-28
dc.date.accessioned2023-08-31T23:35:01Z
dc.date.available2023-08-31T23:35:01Z
dc.identifierSANSANA, Murilo Roberto. Sátira e loucura em dois contos: El Licenciado Vidriera e O Alienista. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
dc.identifierhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3516
dc.identifier.urihttps://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/8568397
dc.descriptionEsta disertación pretende acercar las obras El Licenciado Vidriera (1613), de Miguel de Cervantes y O Alienista (1882), de Machado de Assis, a fin de señalar como la locura, elemento central de ambas obras, es un medio de expresión de la crítica social. También se busca resaltar las huellas del género satírico presentes en los textos, analizando como confluyen con el tema de la locura, ya que la hipótesis principal es que los autores utilizan la locura, en los relatos seleccionados, como medio para satirizar las costumbres, las ideas dominantes y las prácticas sociales de su tiempo. Así, el propósito es identificar como las narrativas de ficción seleccionadas transmiten la concepción de la locura de sus respectivos períodos históricos, a partir del rescate de doctrinas médicas, de conocimientos aplicados a esta temática, así como de prácticas sociales relacionadas con los locos y con la locura. Se espera demostrar como las concepciones de locura de cada período son imitadas por los textos ficcionales en análisis. Metodológicamente, la investigación es cualitativa, combinando la revisión de la literatura teórica y crítica con el estudio analítico de textos literarios. Al igual que el tejido de los cuentos, se pretende construir el análisis a partir del diálogo entre literatura, medicina, historia y sociedad. La fundamentación teórica se basa en Aristóteles, Horácio y Antonio Candido, para abordar el arte literario; en Salvatore D’Onofrio y Mikhail Bakhtin para presentar la sátira y en Robert Burton y Michel Foucault para discutir la locura. Pese a las diferencias culturales, en el espacio y en el tiempo representados en los textos ficcionales, el análisis de los cuentos señala que la razón y la locura no se excluyen, como fuerzas que se oponen o estados contrarios, sino que tienen límites que son difíciles de deslindar
dc.descriptionEsta dissertação tem a meta de aproximar as obras El Licenciado Vidriera (1613), de Miguel de Cervantes e O Alienista (1882), de Machado de Assis, observando como a loucura, elemento central das duas obras, é um meio para expressar a crítica social. Para tanto, busca-se colocar em evidência os traços do gênero satírico presentes nos textos, analisando como eles convergem com a temática da loucura, pois a principal hipótese é que a loucura é utilizada pelos autores, nos contos selecionados, como meio para satirizar os costumes, as ideias dominantes e as práticas sociais do seu tempo. Desse modo, tem-se o propósito de identificar como as narrativas ficcionais selecionadas veiculam a concepção de loucura dos seus respectivos períodos históricos, a partir do resgate das doutrinas médicas, dos saberes aplicados a este tema, bem como das práticas sociais relativas aos loucos e à loucura. Espera-se evidenciar como as concepções de loucura de cada período são mimetizadas pelas produções ficcionais em análise. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, combinando a revisão bibliográfica com o estudo analítico dos textos literários. De modo semelhante à própria tessitura dos contos, pretende-se construir a análise a partir do diálogo entre literatura, medicina, história e sociedade. A fundamentação teórica apoia-se em Aristóteles, Horácio e Antonio Candido, para tratar sobre a arte literária; em Salvatore D’Onofrio e Mikhail Bakhtin para apresentar a sátira e em Robert Burton e Michel Foucault para tratar sobre a loucura. Apesar das diferenças culturais, no espaço e no tempo representados nos textos ficcionais, a análise dos contos assinala que a razão e a loucura não se excluem, como forças opostas ou estados contrários, mas têm limites difíceis de divisar.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossa
dc.publisherBrasil
dc.publisherDepartamento de Estudos da Linguagem
dc.publisherPrograma de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
dc.publisherUEPG
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectMimese
dc.subjectSátira
dc.subjectLoucura
dc.subjectCrítica social
dc.subjectMimesis
dc.subjectSátira
dc.subjectLocura
dc.subjectCrítica Social
dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.titleSátira e loucura em dois contos: el licenciado vidriera e o alienista
dc.typeDissertação


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