Aplicabilidad del Service-Dominant Logic al ámbito sanitario: caracterizando el servicio para la co-creación de valor
Aplicabilidade do Service-Dominant Logic no âmbito sanitário: a caracterizar o serviço para a co-criação de valor
Registro en:
10.11144/Javeriana.rgyps14-29.asdl
1657-7027
Autor
Calero Gimeno, Remedios; Universidad Católica de Valencia, España
Gallarza-Granizo, Martina G.; Universitat de València
Resumen
Contexto: desde meados da década de 2000, a literatura de marketing de serviços propõe o Service-Dominant Logic como inovadora visão estratégica, baseada na criação de um maior valor com —em lugar de para— o consumidor. Este trabalho visa explorar sua aplicabilidade ao serviço sanitário. Metodologia: mediante revisão e discussão teórica da especificidade do serviço sanitário sob as premissas do Service-Dominant Logic, tem se evidenciado: a) quais os principais elementos caraterizadores e, b) como é possível a co-criação de valor no âmbito deste serviço. Resultados: são caracterizadores do serviço sanitário o seu caráter crítico, sua natureza credence e sua dimensão social. Com essa realidade, a co-criação de valor no âmbito sanitário é obtido da participação ativa de um paciente cada vez mais informado, e da compreensão dos complexos equilíbrios do relacionamento médico-paciente. Contexto: desde mediados de los años 2000, la literatura de marketing de servicios propone el Service-Dominant Logic como una novedosa visión estratégica, basada en la creación de un mayor valor con —en lugar de para— el consumidor. Este trabajo busca explorar su aplicabilidad al servicio sanitario. Metodología: mediante la revisión y discusión teórica de la especificidad del servicio sanitario bajo las premisas del Service-Dominant Logic, se han evidenciado: a) cuáles son sus principales elementos caracterizadores y, b) cómo se logra la co-creación de valor en el ámbito de este servicio. Resultados: son caracterizadores del servicio sanitario su carácter crítico, su naturaleza credence y su dimensión social. Con esta realidad, la co-creación de valor en el ámbito sanitario se obtiene de la participación activa de un paciente cada vez más informado, y de la comprensión de los complejos equilibrios de la relación médico-paciente.
Materias
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Aplicabilidad del Service-Dominant Logic al ámbito sanitario: caracterizando el servicio para la co-creación de valor
Calero Gimeno, Remedios; Universidad Católica de Valencia, España; Gallarza-Granizo, Martina G.; Universitat de ValènciaContexto: desde mediados de los años 2000, la literatura de marketing de servicios propone el Service-Dominant Logic como una novedosa visión estratégica, basada en la creación de un mayor valor con —en lugar de para— el ... -
Assistance to patients in emergency situations: from prehospital service to emergency hospital service
da Cunha, Viviane Pecini; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Santos, José Luís Guedes dos; Menegon, Fernando Henrique Antunes; do Nascimento, Keyla Cristiane -
A profile of patients treated at a national leprosy outpatient referral clinic in Rio de Janeiro, Brazil, 1986-2007
Vilas-Boas Hacker, Mariana de Andrea; Sales, Anna; Illarramendi Rojas, Ximena; Nery, Jose; Duppre, Nadia; Bastos, Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro; Sarno, Euzenir