Tesis
A autoficção e a metaficção historiográfica em Soldados de Salamina, de Javier Cercas
Fecha
2021-03-03Registro en:
33004153015P2
Autor
Fernandes, Giséle Manganelli [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Institución
Resumen
Este estudo investiga como pode ser compreendida e construída a mescla entre autor, narrador e personagem na obra Soldados de Salamina, do espanhol Javier Cercas, publicado em 2001. Para tanto, discute-se as noções de “autoficção”, “autobiografia”, “metaficção historiográfica” e analisa-se o contexto histórico presente no livro, a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), a fim de examinar as formas pelas quais a narrativa revisita este período, a partir do dilema da personagem-protagonista, que tem o mesmo nome do autor do romance – Javier Cercas. O embasamento teórico para o desenvolvimento desta pesquisa compreende textos que apresentam o conceito de “autoficção” de acordo com a concepção de Doubrovsky, pois este escritor e crítico literário mencionou o termo, pela primeira vez, em sua narrativa Fils (1977). Serão utilizados também trabalhos que acompanham a “autobiografia” sob a concepção de Lejeune, publicada em Le Pacte Autobiographique (1975), e Alberca, em El pacto ambíguo (2007). No tocante à revisão da História, publicações do próprio escritor espanhol no jornal EL PAÍS (1999, 2010, 2012) e de outros jornalistas do mesmo periódico serão importantes para o debate a respeito da ideia de memória histórica abordada pelo escritor. Além disso, a obra de Linda Hutcheon, Poética do Pós-Modernismo (1991), sobre metaficção historiográfica será fundamental ao permitir a revisão da História em relação ao episódio motivador da narrativa em Soldados de Salamina. Assim, nossa investigação objetiva mostrar a relação entre o jogo autoficcional e a motivação de cunho histórico que tece o enredo do romance. Este trabajo investiga cómo puede ser comprendida y construida la mezcla entre autor, narrador y personaje en la novela Soldados de Salamina, del español Javier Cercas, publicado en 2001. Para tal efecto, se discute las nociones de “autoficción”, “autobiografía”, “metaficción historiográfica” y se analiza el contexto histórico presente nel libro, la Guerra Civil Española (1936-1939), a fin de examinar las formas por las cuales la novela revisita este período, partiendo del dilema de la personaje-protagonista, que tiene el mismo nombre del autor de la novela – Javier Cercas. La base teórica para el desarrollo de esta investigación comprende textos que presentan el concepto de “autoficción” de acuerdo con la concepción de Doubrovsky, pues este escritor y crítico literário ha mencionado el término, por primera vez, en su novela Fils (1977). Serán utilizados también trabajos que acompañan la “autobiografía” bajo la concepción de Lejeune, publicada en Le pacte autobiographique (1975), y Alberca, en El pacto ambíguo (2007). En lo que toca a la revisión de la historia, publicaciones del propio escritor español en el periódico EL PAÍS (1999, 2010, 2012) y de otros periodistas del mismo periódico serán importantes para el debate a respecto de la idea de la memoria histórica abordada por el escritor. Además, la obra de Linda Hutcheon, Poética do Pós-Modernismo (1991), sobre metaficción historiográfica será fundamental, por permitir la revisión de la historia al evocar la anécdota que motiva la narrativa en Soldados de Salamina. De esta manera, nuestra investigación objetiva enseñar la relación entre el juego autoficcional y la motivación de carácter histórico que teje la trama de la novela.