bachelorThesis
Ensino de História e Cultura Andina: a música como prática pedagógica
Fecha
2019-12-11Registro en:
COSTA, Thalyta Sousa. Ensino de História e Cultura Andina: a música como prática pedagógica. 2019. 21 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
Autor
Costa, Thalyta Sousa
Resumen
O presente artigo tem como principal objeto de estudo uma experiência de aula oficina de História, que foi realizada no Colégio Flávio Warken, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. A aula oficina em questão é parte fundamental desta pesquisa, e teve como eixo temático a História Andina contada através da Música. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma aula de História e de uma oficina de Sikus, importante instrumento musical que atravessa a História e a Cultura andina. O recorte geográfico, cultural e histórico da aula foi a Costa do Peru, onde existiu a cultura Moche, no ano de aproximadamente 200 a. C. até o ano 700 d. C. O Ensino de História no Brasil apresenta algumas problemáticas relacionadas a história dos povos originários da América Latina. O artigo trata, portanto, de uma análise necessária, com o objetivo de fomentar uma discussão crítica ao âmbito escolar, pedagógico e metodológico que influenciam as maneiras de produzir, ensinar e aprender história. Para tanto, foi utilizada uma bibliografia que possibilitou debruçar-se no mundo teórico das Pedagogias Decoloniais, além da pesquisa de campo, que evidencia o caráter descritivo, exploratório e crítico desta pesquisa. Este artículo tiene como principal objeto de estudio una experiencia de un taller de historia, que
se realizó en el Colégio Flávio Warken, en la ciudad de Foz do Iguaçu-PR. La clase de taller en
cuestión es una parte fundamental de esta investigación, y tuvo como eje temático la historia
andina contada a través de la música. Al mismo tiempo, es una clase de historia y un taller de
Sikus, importante instrumento musical que atraviesa la historia y la cultura andina. El corte
geográfico, cultural e histórico de la clase fue la costa del Perú, donde existía la cultura Moche,
en el año de aproximadamente 200 a. C. hasta el año 700 d. C. La enseñanza de la Historia en
Brasil presenta algunos problemas relacionados con la historia de los pueblos originarios de
América Latina. Por lo tanto, el artículo aborda un análisis necesario, con el objetivo de
fomentar una discusión crítica al ámbito escolar, pedagógico y metodológico que influya en las
formas de producción, enseñanza y aprendizaje de la historia. Para esto, se utilizó una
bibliografía que nos permitió analizar el mundo teórico de las pedagogías decoloniales, además
de la investigación de campo, que muestra el carácter descriptivo, exploratorio y crítico de esta
investigación