Tesis
O corpo e a mente: fragmentos que compõem a personagem-narradora de a chave de casa de Tatiana Salem Levy
Autor
Pivotto, Odair José
Institución
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017. A presente dissertação propõe a reflexão sobre o corpo e a mentena construção da personagem-narradora de A chave de casa(2013), de autoria de Tatiana Salem Levy, com o objetivo dediscorrer sobre a importância do corpo e da mente na construçãodessa personagem. A análise crítica empreendida foi embasadaem elementos da literatura contemporânea e fundamentos dacrítica feminista e estudos de gênero, afim de apontar os aspectosque compõem a trajetória dessa obra, assim como da personagemcentral, bem como o gênero de autoficção. Apresenta como panode fundo aspectos da literatura de autoficção feminina, além deelementos como a fragmentação, a não-linearidade, a exaltaçãodo eu e o intimismo. Levando em consideração temáticas acercada memória, a imobilidade do corpo, a migração/herança familiare principalmente na (re)construção da personagem-narradora,através do seu processo de escrita, imaginação e busca pelaprópria identidade. Para melhor abordarmos as questõesdespertadas com a leitura da obra, partirei das intersecções ediálogos possíveis a partir do recorte da pesquisa com os textosde Roland Barthes, Giorgio Agamben, Zygmunt Bauman, JudithButler, Simone de Beauvoir, Stuart Hall, Regina Dalcastagnè,Eurídice Figueiredo, Elizabeth Grosz, Elódia Xavier, dentre outros,buscando perceber a expressão da subjetividade nessa narrativaentre o revelar-se e o (re)descobrir-se, assim como na abordagemdo corpo feminino. Resumen: La presente disertación propone a reflexión sobre el cuerpo y la mente en la construcción del personaje-narrador de La llave de la casa (2013), de la autoría de Tatiana Salem Levy, Con el objetivo de discurrir sobre la importancia del cuerpo y de la mente en la construcción de ese personaje. El análisis crítico emprendido se basó en elementos de la literatura contemporánea y fundamentos de la crítica feminista y estudios de género, afín de apuntar los aspectos que componen la trayectoria de esa obra, así como del personaje central, además como el género de autoficción. Presenta como temática secundaria los aspectos de la literatura de autoficción femenina, además de elementos como la fragmentación, la no linealidad, la exaltación del yo y el intimismo. Llevando en cuenta temáticas acerca de la memoria, la inmovilidad del cuerpo, la migración/ herencia familiar y principalmente en la (re)construcción del personaje-narrador, a través de su proceso de escritura, imaginación y búsqueda por la propia identidad. Para abordar mejor las cuestiones despertadas con la lectura de la obra, partiré de las intersecciones y diálogos posibles a partir del recorte de la investigación con los textos de Roland Barthes, Giorgio Agamben, Zygmunt Bauman, Judith Butler, Simone de Beauvoir, Stuart Hall, Regina Dalcastagnè, Eurídice Figueiredo, Elizabeth Grosz, Elódia Xavier, entre otros, buscando darse cuenta a la expresión de la subjetividad en esa narrativa entre el revelarse y el (re)descubrirse, así como en el abordaje del cuerpo femenino.